em

Tome cuidado para que o constrangimento ao receber ajuda não soe como ofensa!

Cotidiano

Dias atrás me aconteceu uma situação que exemplifica claramente quando o constrangimento se torna até mesmo uma ofensa. O motorista de uma empresa que me conduzia para determinado local, contava-me que o presidente da empresa, em pessoa, havia lhe feito uma oferta. Disse-lhe que deveria ir a um dos restaurantes daquela rede de hotéis – aliás, o melhor restaurante – e que levasse a sua família para lá jantarem com todas as despesas pagas pela empresa. Ele deveria comunicar ao gerente do restaurante que essas despesas estariam sendo arcadas pelo presidente desse grupo de hotéis.

Situações análogas

Entretanto, o motorista me disse que não pretendia ir porque ficava constrangido. Parecia que estava abusando da prerrogativa de ter acesso ao presidente. O que eu lhe foi o seguinte: se alguém for até sua casa e você oferecer um suco, uma água mesmo, e a pessoa não aceitar porque está constrangida de consumir um produto que você está oferecendo, você ficaria chateado ou entenderia o constrangimento? Ele sem pensar me respondeu que ficaria chateado, pois ofereceria aquela água ou aquele suco de bom grado. Disse-lhe, então, que é exatamente a mesma coisa. Oferecer o suco na sua casa pode ser o mesmo que o dono da empresa oferecendo um superjantar para você e sua família.

Receba

Por isso preste atenção! Todas as vezes que alguém lhe oferecer ajuda tome muito cuidado para que o seu constrangimento, e aquela tendência de não aceitar essa ajuda, em vez de parecer respeito soe muito mais como desdém e até mesmo como uma ofensa. Afinal, quem oferece um presente, quem oferece uma ajuda o faz gratuitamente, sem exigir nada em troca. Se você está recebendo um presente não vai perguntar quanto custa ou o que ele quer para te dar esse presente. Resumindo, permita-se receber ajuda e você vai perceber que até mesmo outras pessoas também vão permitir que você as ajude quando for o caso.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.