em

Combater a injustiça pode causar problemas para um profissional?

Ser inteligente

Combater ou lutar contra algo que você considera injusto é, antes de tudo, um sentimento nobre das pessoas que não ficam na inércia, não ficam apenas olhando aquela situação, mas decidem agir. A grande questão é que nem sempre agir significa ser inteligente. É isso mesmo! Às vezes, agir para combater uma injustiça somente piora a situação. Imagine que em determinada empresa um funcionário vem sofrendo algum tipo de perseguição ou de acusação por parte da alta gestão sobre um erro que aconteceu. Você sabe que aquele funcionário não tem culpa, mas a alta gestão vai levar ainda um tempo para identificar que realmente cometeu aquele erro.

Não opinar

Enquanto isso, esse funcionário sente-se injustiçado e você, assistindo a situação, também sente que a empresa está sendo injusta. Acontece que você, num ato de coragem, de pró-atividade vai para sua chefia e questiona literalmente esse ato de injustiça que está ocorrendo e pode receber a seguinte resposta: enquanto eu estou investigando o melhor que você tem a fazer é apenas observar, a não ser que você tenha uma informação relevante que me auxilie a encontrar a verdade o mais rápido possível. Na maioria dos casos a informação relevante é substituída por uma opinião do tipo eu acho que é injusto.

Saber movimentar

Neste caso o que se observa não é meramente um desgaste pessoal seu, mas também o colega que está sendo injustiçado agora perde um apoio que na hora certa seria importante. Um apoio de alguém que poderia acompanhar a situação e quando houvesse uma dúvida poderia defender aquele colega de uma maneira isenta. Por isso, preste atenção! Tão importante quanto você ter caráter e valores para identificar quando uma situação é injusta, é também importante ter inteligência para saber se movimentar de forma a colaborar e não a prejudicar esse colega que está na situação injusta. Às vezes, querendo ajudar, a única coisa que você consegue é piorar ainda mais a situação. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.