em

Como se livrar da sensação que ser honesto no Brasil não vale a pena?

Medos

Aparentemente toda pessoa é livre para acreditar no que bem entender. Portanto, todos os seus sentimentos também são decorrência dessa crença, mas para muitas pessoas, acreditar é algo lógico, racional, ou seja, eu decido se quero acreditar ou não. Contudo as coisas não são bem assim.  A neurociência explica hoje em dia que boa parte das nossas crenças não advém de um raciocínio lógico, elas não nascem porque fazemos uma ponderação e a partir disso cremos apenas naquilo que tem lógica. É por isso que temos medos, muitas vezes chamados de fobias, que é um medo exagerado sobre algo que não é tão amedrontador assim.

Acreditar

É por isso que algumas pessoas têm claustrofobia, outros têm aracnofobia, e assim por diante. É um medo exagerado sobre uma situação aparentemente comum para as demais pessoas. Então a gente percebe que as nossas crenças estão longe de serem racionais e por consequência isso afeta diretamente os nossos sentimentos. Com os profissionais é a mesma coisa. Um profissional, um empresário, quando começa a analisar todo esse contexto que o Brasil está vivendo pode se deixar abater porque embora o seu lado de raciocínio lógico tente dizer que vale a pena ser honesto, o lado do sentimento, o lado que sofre diante de uma crise pesada no Brasil não consegue acreditar e perde o ânimo.

Combater

Por isso, a recomendação é muito simples! Não queira apenas convencer a si mesmo utilizando a lógica, o raciocínio extremamente matemático. Ao contrário, perceba o que é que mais te incomoda e crie sentimentos que combatam esse sentimento negativo. Algo do tipo, neste momento enquanto tem muita gente em Brasília sem dormir, eu ponho a cabeça no travesseiro e relaxo tranquilamente. Os meus problemas são grandes, porém eles passivos de solução. Pior são aqueles que curtiram o dinheiro que roubaram e agora não conseguem sequer dormir em casa porque estão atrás das grades. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.