em

Não consegue enxergar uma liderança que possa guiar o Brasil?

Ironia?

Esses dias eu estava em uma pequena cidade e uma pessoa veio me entrevistar. A pergunta foi direta e inclusive com tom de ironia: como mudar uma cidade onde praticamente não temos novas lideranças políticas? Respondi: será que não ter novas lideranças políticas é um sinal de uma população que não se importa com o local onde mora ou, ao contrário, de pais que têm muita consciência na hora de educar seus filhos e que têm plena certeza de que para indicar o filho para uma carreira política sabem que o seu filho terá de enfrentar muitos problemas pela frente. Um deles é toda a sedução que o meio político traz em relação ao poder. Afinal, quem não gosta de ser tratado bem, de ser chamado de excelência, de autoridade ou o que é pior, quem não gosta de mandar naquilo que não é seu?

Demanda

O segundo aspecto é que quando um pai vai orientar um filho para ingressar na carreira política, ele não pode falar certas coisas. Ele não pode dizer, por exemplo, para entrar na carreira política porque será muito fácil manter seus valores. Vá para o meio político e tenha certeza de que será cercado por pessoas extremamente honestas, éticas e que não farão tudo para derrubar quem está agindo em prol, única e exclusivamente da sociedade e não em favor da própria classe política. Agora, existe outro lado também. Em ambientes onde há ausência de uma liderança positiva dentre aqueles que estão é que pode surgir uma liderança nova pautada justamente pela demanda que as pessoas têm de alguém mais correto, de alguém mais coerente que se importa mais com o bem comum do que com os próprios interesses. E é essa reflexão que trago para o mundo empresarial.

Líder nato

Na hora de investir num profissional as empresas normalmente se preocupam em valorizar profissionais que se preocupam mais com o coletivo do que com a sua própria carreira, com a sua individualidade. Por isso, preste atenção! Se você não consegue enxergar uma liderança que possa guiar o Brasil para um caminho melhor, perceba antes de tudo se na sua empresa as melhores lideranças estão tendo espaço para trabalhar, pois se você não consegue enxergar alguém que é líder nato dentro da organização onde você está, será muito difícil querer concertar o Brasil como um todo. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.