em

O que é estado de direito em uma empresa?

Pacto

Em uma organização, todo o conjunto de regras que determina o comportamento das pessoas, pode-se dizer que estabelece o estado de direito, ou seja, é aquela situação em que quem cumpre as normas está enquadrado, está devidamente protegido. Ao mesmo tempo, quem descumpre as normas está sujeito às punições já pactuadas. Imaginemos a situação onde numa empresa o código de ética determine que nenhum funcionário, em hipótese alguma, possa receber um brinde de um fornecedor, de uma pessoa que venda produtos para a empresa. No entanto, um funcionário acreditando que não vai fazer mal algum recebe como presente uma agenda. Nada além do que ele vai utilizar no seu dia-a-dia trabalhando.

Ética

Acontece que a empresa estabelece isso de maneira rigorosa: presente algum pode ser aceito. Aí basta se analisar o que é o estado de direito. É a situação em que a pessoa está protegida pela lei, pela norma vigente naquela região ou então, ao contrário, ela está sujeita às penas pelo descumprimento. No caso do funcionário que aceitou uma agenda de presente, de uma maneira simples, ele violou o estado de direito. Ele descumpriu as regras e está sujeito sim ao código de ética da empresa. Em bom português, todas as regras que são pactuadas numa organização, evidentemente desde que não firam a lei maior que é a instituição e a demais leis que imperam no Brasil como a CLT e o Código Civil, estão amparadas e devem ser respeitadas.

Cultura

Por isso, preste atenção! Antes de reclamar sobre as normas existentes na empresa onde você trabalha, pergunte-se por que ainda está ali se não concorda com elas. Por que lutar quando toda a organização está contra o seu pensamento? Reflita. Aquela cultura poderia existir antes mesmo de você chegar e a tendência é de que ela continue existindo mesmo depois que você se for.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.