em

Por que, apesar de tudo, o ambiente profissional ainda continua injusto?

É legal

Discutir se uma situação foi justa ou não é complexo do ponto de vista profissional e eu explico por quê. Quando uma pessoa comete um crime no Brasil, existe um código penal que determina aquela infração. Logo, cabe ao juiz apenas dizer se os dados e a situação se enquadram naquilo que a lei determina, porém ainda que seja diante do código penal nem sempre o que é legal é justo e esta é a dica importante para os profissionais. Tome cuidado porque algumas vezes o que parece ser injusto, e pode até ser, continua sendo legal. A diferença fundamental está no seguinte. Quem age dentro das normas existentes dentro de uma organização está agindo com base no estado de direito, age com base nas regras que foram estabelecidas ainda que em alguns momentos tenha-se a clara noção de que aquela atitude foi injusta.

Pacto

Analise comigo o exemplo extremamente simples de um gestor cansado de ver os seus funcionários não cumprirem aquilo que determina, por exemplo, todos devem trabalhar com o crachá da empresa. Ele perde a paciência e diz o seguinte: amanhã, quem não vier com o crachá não poderá trabalhar e terá que voltar para casa, ganhando o registro de falta. Pois muito bem, pode ser que amanhã, aquele funcionário que nunca atrasou e que nunca deixou de trazer o crachá teve um problema pessoal, virou a noite no hospital com os filhos, e veio trabalhar direto para a empresa sem o crachá. Neste momento, toda a equipe, principalmente aqueles que descumprem as normas, vai olhar para o chefe e dizer: e agora, você vai cumprir aquilo que pactuou? Esse profissional não trouxe o crachá e, portanto, segundo a sua regra, deve ganhar falta.

Direito

Para piorar, esse é o funcionário essencial para que nesse dia a sua empresa cumpra a meta. E aí vem a questão: se nessa hora você mandar o funcionário para casa e registrar a falta, você estará agindo de acordo com o estado de direito, ou seja, estará agindo conforme a regra que estabeleceu, porém você também terá certeza que foi injusto. Por isso, preste atenção! O primeiro passo antes de discutir justiça no ambiente de trabalho é analisar quais são as regras, ou seja, qual é o estado de direito, o conjunto de normas que determinam a convivência entre os profissionais. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.