em

Quais os primeiros passos para fazer da ética uma realidade na empresa?

Esclarecimentos

Há uma sequência de passos que podem ajudar um gestor a construir uma equipe ética dentro da empresa. O primeiro deles é esclarecer de forma inequívoca quais os procedimentos que a empresa e que você gestor consideram éticos dentro da organização. Significa demonstrar para as pessoas o que é ética para a empresa. Entretanto, se esse processo é realizado apenas de maneira unilateral, ou seja, se a empresa apenas apresenta seus argumentos sem permitir que as pessoas contradigam, debatam a respeito, ela não está fazendo uma construção ética. Ela está simplesmente fazendo uma declaração de regras que devem ser cumpridas.

 

*****

Organizando uma vitrine

Por isso, o segundo passo é estar aberto para ser questionado nessa fase que chamo de esclarecimento das atitudes éticas. Nesse segundo passo, o gestor deve estar disposto inclusive a perceber se o seu entendimento não está equivocado. Agir com humildade nesse segundo passo é, portanto, fundamental. O terceiro passo acontece quando a empresa e os seus funcionários consolidam os princípios éticos que devem ser tangibilizados no dia a dia. Significa que, logo no início, algumas atitudes passam a ser uma espécie de vitrine e serão exigidas todo tempo das pessoas como uma espécie de hábito a ser adquirido. É uma espécie de prática constante que de tanto ser realizada se incorpora automaticamente no comportamento das pessoas.

 

*****

Sem violação

O quarto passo é que a empresa deve agir com firmeza quando os princípios pactuados entre empresa e funcionários forem violados. Algumas vezes a empresa tenta iniciar um processo de construção de atitudes éticas no ambiente de trabalho, mas acaba errando no fundamental permitindo que as pessoas violem esses princípios sem qualquer tipo de punição, sem qualquer tipo de retaliação. Aí vale aquele ditado: quando alguém não concorda, mas não faz nada a respeito, no fundo essa pessoa concorda com aquela situação.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.