em

Quais são os requisitos para que uma empresa seja considerada ética?

Critérios

Quando se fala de uma empresa ética não significa que ela está sujeita a uma espécie de enquadramento estilo ISO 9000. O que acontece e que gera realmente reconhecimento natural e público de que a empresa é ética, é esta organização apresentar todos os critérios que utiliza para evitar que pessoas sejam prejudicadas, que a mão de obra seja de origem escrava ou coisa que o valha. Geralmente os principais pontos são: a empresa não utiliza ou incentiva, ou ainda adquire produtos de fornecedores que têm a utilização de mão de obra infantil, ou escrava, ou similar a isso.

Qualidade

Dois, a empresa tem transparência contábil que permite ao mercado identificar que ela recolhe todos os tributos incidentes sobre a sua atividade. Três, que as matérias-primas e os insumos utilizados na produção dos produtos e serviços que ela comercializa não têm qualquer tipo de origem que prejudique o meio ambiente ou a sociedade. E ainda, que a empresa é completamente regular diante de todos os direitos trabalhistas que seus funcionários fazem jus. Por fim, o mais importante, é que a empresa mantém um processo rigoroso de qualidade que garante que aquilo que é afirmado por ela em relação ao produto não sofre nenhum tipo de efeito de marketing, ou seja, que por algum motivo, determinada característica do produto ou da empresa acabem sendo deturpados conforme sua conveniência.

Bem feito

É assim que se constrói uma empresa ética! Estabelecendo relacionamentos éticos com os fornecedores, com os clientes e com os funcionários, com toda a comunidade em geral. Pode-se dizer ainda que uma empresa para ser ética tem de ter pelo menos um pouco de ações de responsabilidade social devolvendo à sociedade tudo o que dela retira. Resumindo, meu amigo, ser ético é uma questão de fazer bem feito e apenas isso, tudo o que compete a uma organização. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.