em

Como contagiar seus colegas de equipe com sua competitividade profissional?

Não erre

Algumas pessoas são competitivas por natureza desde a tarefa mais simples como, por exemplo, organizar papéis numa mesa até disputar clientes no mercado. Para essas pessoas tudo significa competição, tudo significa superar os próprios limites em prol de uma conquista pessoal. A grande questão é que nem sempre essas pessoas conseguem convencer os seus colegas de trabalho a fazer o mesmo, isso porque cometem um erro muito comum: esperam que as outras pessoas tenham o mesmo entendimento que ele sobre o que deve ser o comportamento competitivo de um profissional.

Superação

Eu trago aqui um exemplo: numa empresa que tem várias filiais, a alta gestão determina um prêmio, apenas um troféu, para a filial que tiver um melhor desempenho. Então, essa pessoa que é competitiva acaba brigando com os outros colegas querendo que eles tenham o mesmo comportamento, como se disputar um troféu fosse a diferença entre o céu e o inferno. Para alguns parece um exagero, enquanto que para esse competitivo não se trata do prêmio, mas sim da conquista, da superação.

Entender

Por isso, a recomendação para quem é competitivo é a seguinte: entenda qual é o grau de competitividade e o que estimula os seus colegas a serem competitivos. Em vez de querer que os outros enxerguem o mundo como você, passe você a enxergar um pouco o mundo como eles. O resultado é que além de você aprender mais, vai brigar menos na empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.