em

É possível ensinar competitividade para um profissional?

Base

No mundo corporativo quando a gente fala em ensinar algumas coisas às pessoas precisamos entender primeiro o que estamos falando. Eu estou dizendo que devo passar o conhecimento a alguém? Eu vou dizer a uma pessoa teoricamente, conceitualmente como algo acontece, como deve ser feito? É o que a gente chama de base de conhecimento. Existe outra situação em que mais importante do que passar o conceito é efetivamente ensinar a pessoa a fazer.

 

*****

Habilidade

Então, se num primeiro momento eu tenho a base do conhecimento que é o meu saber, na segunda atividade eu tenho a habilidade que é o saber fazer. Às vezes as pessoas se preocupam bastante no mundo corporativo em dizer aos profissionais o que é algo e acreditam que eles irão agir por conta própria a partir do entendimento daquilo, enquanto na verdade deveriam se preocupar em ensinar a fazer e não apenas a entender a situação. A partir disso, vem à questão: é possível ensinar competitividade à pessoa?

 

*****

Ação

Para algumas pessoas basta que você mude o conceito do que é ser competitivo. Para alguns significa ser agressivo, passar por cima dos outros, é algo negativo, e então basta que você explique melhor e as coisas mudam. Para outros é necessário que você dê referências, que você mostre como fazer, que você ensine a ser competitivo e então a pessoa aprende a agir de maneira competitiva saudável e as coisas acontecem. Resumindo, é possível ensinar uma pessoa a ser competitiva, mas não erre na ação. Para alguns, você precisa explicar e para outros, você precisa fazer junto para que aprenda.

 

Luciano Salamacha

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.