em

Quando os colegas começam a ver na pessoa competitiva um mau exemplo?

Inveja

Um sentimento extremamente comum, tanto para as pessoas no seu dia a dia quanto ambiente profissional, é a inveja. A inveja se dá quando alguém almeja, deseja algo que outra pessoa tem, seja um status, um reconhecimento ou então um objeto. Imagine assim. Eu trabalho numa empresa e tenho um colega que é extremamente competitivo. Isso faz com que ele atinja resultados muito superiores à média e ainda é uma pessoa avaliada pela alta gestão como alguém extremamente competente, focado, uma pessoa que tem muito a crescer.

Cuidado

Outra pessoa, olhando para esse desempenho começa a achar que essa competitividade deveria ser diminuída, afinal ele está prejudicando todos os colegas. Sem se esforçar muito, ele tem conseguido resultados extremamente positivos enquanto que a gente na equipe prefere que o ritmo seja menor, que todos apresentem um resultado mais ou menos igual porque assim ninguém se destaca e ao mesmo tempo ninguém se prejudica. Porém, se você é um profissional que vive essa situação por ser altamente competitivo e que começa a perceber que os seus colegas não lhe dão a devida atenção, tome cuidado para não ficar olhando para o lado e acabar batendo a cara no poste.

Convicção

É que quando a gente trabalha com uma performance que considera correta temos que lembrar que estamos fazendo aquilo por conta da nossa consciência e da nossa essência e não porque queremos ser melhor que os outros. Quando a gente tem convicção disso, fica mais fácil não ligar para a inveja, para os comentários equivocados e até mesmo para colegas que só se preocupam em te derrubar. De outro lado tenha sempre noção que ser competitivo significa também envolver as pessoas nesse processo, contagiar as pessoas para que tenham o mesmo comportamento, e não dizer que eles não têm a mesma condição. Resumindo, se você é competitivo tente contagiar quem é do bem e não ligue para quem é do mal na sua empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.