em

Uma pessoa já nasce honesta ou aprende a ser honesta?

Influência

Atribuir valores pessoais mediante um puro dom, uma espécie de talento natural, é um grande erro, pois toda pessoa é moldada e influenciada pelo ambiente onde vive e onde foi educada. Tome como exemplo a seguinte situação: uma criança nasce em meio a um bando de traficantes, todos marginais violentos e que consideram que qualquer tipo de ganho ilícito de crime é algo que devam praticar. Essa criança vai ter como referência na vida que o bom é fazer aquilo e que na verdade não há outro caminho a ser seguido.

Livre-arbítrio

Acreditar que essa criança nasceu com uma índole má é um grande erro, mas há também quem diga o contrário porque uma criança que nasce num berço em que todos são extremamente honestos de repente se envolve e começa a praticar crimes, como vemos hoje, principalmente jovens da classe média. Nesse caso cairia por terra a teoria que o ambiente influencia decisivamente na formação do caráter de uma pessoa, porém o que se observa é que numa família de pessoas honestas quando alguém se desvia desse caminho não quer dizer que a educação foi errada, mas que a pessoa teve liberdade e teve acesso a mais de um referencial, e por sua livre e espontânea escolha usou do livre arbítrio para escolher o que queria na vida.

Referência

Perceba que são diferentes as pessoas que não tiveram opção daqueles que tiveram opção. Logo, em bom português, é possível sim dar a uma pessoa uma referência de que ser honesto vale a pena. Eu já vi situações em que pessoas que tinham dúvidas sobre se valia a pena ou não, mudarem radicalmente a partir da convivência com alguém que era exemplar no item honestidade. Por isso, a recomendação de hoje é simples, nunca desista de ser um bom exemplo de honestidade no Brasil, evitando querer algo em troca porque para toda boa colheita é necessário primeiro fazer um bom plantio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.