em

Você realmente tem controle do seu lado competitivo?

Disputa

Pouca gente tem noção ou mesmo acaba reconhecendo que o seu lado competitivo na maioria dos casos acaba assumindo o controle de uma determinada situação e o que é pior, colocando o aspecto do pensamento racional em segundo plano. Imaginem a seguinte situação: você está numa reunião e de repente uma pessoa tem uma ideia, mas um colega acaba sugerindo uma ideia exatamente contrária. Agora, o primeiro e o segundo começam a discutir, e o que é pior, começam a disputar quem tem razão. E para piorar um pouco mais, os colegas começam a se dividir, parte para o lado do primeiro colega e parte para o segundo colega.

Exagero

O que a gente vê é simplesmente o declinar, o abandonar da racionalidade, do fundamento e da razão, para que agora dois grupos comecem a disputar quem é que tem mais força, quem é que tem mais capacidade competitiva. Isso é tão comum, tanto para os profissionais quanto para o cidadão comum, que às vezes quando está num restaurante e vê que um produto está acabando corre para não ficar sem, como se aquilo nunca mais existisse ou ainda, como se o restaurante não fosse repor. Bem, a recomendação de hoje é que os profissionais comecem a analisar se o seu lado competitivo muitas vezes não está prejudicando-o. Em alguns casos um inimigo do profissional tem exatamente a noção certa do que deve fazer para prejudicar aquela pessoa.

Provocação

Basta provocar a sua competição, basta dizer, por exemplo, que ela não é capaz de fazer aquilo, que ela é incapaz de fazer algo correto, ou ainda que ela sempre ficará em segundo lugar quando o assunto for disputar uma determinada meta na empresa. Pode ter certeza, uma simples provocação pode tirar alguém do sério, tirar completamente o seu juízo e induzi-la a fazer coisas completamente absurdas e que mais prejudicam do que auxiliam a sua carreira. Portanto, a partir de hoje, comigo, comece a ponderar o quanto você realmente controla sua competitividade para evitar que aquilo que pode ser bom acabe só lhe prejudicando.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.