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O único tema é discutir quem enviou o e-mail por último?

Provas

Quem já não participou de uma reunião em que há um problema a ser resolvido e todas as pessoas envolvidas se preocupam mais em demonstrar que não têm culpa pelo que aconteceu do que propriamente em desenvolver uma solução. Eu me recordo de que uma vez, numa empresa, o seguro de determinado bem não havia sido feito e pessoas envolvidas na aquisição e no transporte daquele bem se reuniram para discutir qual seria a solução possível diante do acidente que aconteceu. O que mais me chamou a atenção é que todos estavam preocupados em apresentar dez, vinte e-mail onde demonstravam que haviam acionado alguém, alertado, pedido ajuda ou que dependiam da resposta de alguém.

Empurrando

Eu me recordo que num determinado momento a situação se tornou hilária, para não dizer patética, quando as pessoas começaram a discutir em que horário o e-mail foi enviado, estilo: você me mandou um e-mail, mas me mandou depois das seis, horário em que já não estava mais na empresa. Quer dizer, você esperou eu sair do meu trabalho para então enviar o e-mail dizendo que dependia de alguma informação, de algum procedimento. Isso é má fé. O outro lado dizia: sim, mas eu não tenho como gerenciar. O e-mail é enviado às vezes com certo atraso porque tem um prazo para remessa, para sair da caixa de e-mail. O que eu via era uma perda total de foco e de energia.

Repense

Foco porque em vez de resolver o problema, todos estavam preocupados em encontrar um culpado. Perda de energia porque cada segundo desperdiçado significa uma solução mais distante de ser colocada na prática. Por isso, a minha recomendação de hoje é a seguinte. Se você é uma daquelas pessoas que usam e-mail para provar que não tem culpa comece a repensar se, em vez de se preocupar em montar provas, você deve se preocupar mais em ser responsável e ágil, em vez de ser uma pessoa que culpa os outros para se isentar da culpa.

 

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