em

Pessoas com pensamento coletivo ou individual?

Defesa

Para algumas pessoas, no mundo corporativo, é tudo muito simples: aquilo que for do meu interesse eu devo defender e aquilo que for do interesse da coletividade, mas que  se enquadrar exatamente com os meus interesses, eu devo lutar para que seja aprovado e, aquilo que embora seja honesto, seja justo, mas não atende os meus interesses pessoais, eu devo refutar. É o que eu chamo de pensamento coletivo e pensamento individual.

Confusão

No pensamento coletivo a pessoa tem a capacidade de conseguir deixar de lado os seus interesses pessoais para pensar no que é melhor para a coletividade. Já, ao contrário, no pensamento individual nada do que o coletivo possa oferecer de bom será suficiente quando o meu interesse individual não for plenamente saciado. E aí começa a confusão. Hoje, o Brasil está falando de duas reformas que vão mexer com o bolso e também com a vida dos brasileiros. A reforma previdenciária e a reforma trabalhista. Então começa a discussão.

Atacar

Dia desses recebi uma mensagem através de uma rede social em que a pessoa me chamava de político e dizia que eu tinha uma defesa no interesse apenas de determinada categoria. Mal sabe ela que eu nunca fui filiado, não sou filiado e nem nunca serei filiado a nenhum partido político. Quando a pessoa precisa defender a sua posição individual o mais comum é atacar o pensamento coletivo. Por isso nesta semana comentarei sobre os cuidados que você gestor e empresário deve tomar para não se deixar seduzir pelo pensamento individual deixando de lado aquilo que é melhor para todos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.