em

Planejamento estratégico não funciona na minha organização?

Seriedade

Como eu já disse planejar estrategicamente envolve duas fases: o pensar e o formalizar. Vamos imaginar agora que uma empresa pensou corretamente, ponderou cada ponto que iria colocar no seu planejamento e depois formalizou compartilhando a todos da organização quais são os objetivos, as diretrizes, as grandes metas da empresa, mas ainda assim, parece que as pessoas não levam a sério o planejamento. Muitos inclusive não respeitam todos os prazos que foram estipulados. Vêm cheios de desculpas quando tem uma reunião para acompanhar o que foi feito e principalmente para avaliar o que não foi feito.

Atenção!

A minha resposta para essas situações é muito simples! A escada se varre de cima para baixo, ou seja, quando o planejamento estratégico não está funcionando numa organização significa que a alta gestão diz estar comprometida, mas no fundo não vive o planejamento como deveria. Está se furtando da sua responsabilidade e ainda querendo colocar a culpa em toda a equipe. Veja, a equipe pode até ter a sua culpa de não acompanhar, não respeitar o planejamento que foi aprovado, porém tenha certeza de uma coisa e preste atenção! Eu aposto que quando alguém da alta gestão realmente quer que alguma coisa aconteça na sua empresa, as pessoas ficam devidamente alertas se não se adaptarem para que aquilo aconteça.

Imitando

Agora, quando essas próprias pessoas, os próprios funcionários percebem que a alta gestão fala e não faz, a única coisa que elas vão fazer é exatamente a mesma coisa. Dirão que respeitam, dirão que estão contentes, mas também não irão fazer. Resumindo, quando o planejamento estratégico não é respeitado na organização, você pode até olhar para os lados, mas basta olhar para cima, para a alta gestão, para entender onde está o problema.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.