em

Tempo demais respondendo e-mails na empresa?

Recibo

Pouca gente sabe, ou pelo menos percebe, que o e-mail é uma ótima maneira de ninguém assumir absolutamente nada numa organização. Aliás, o e-mail tem sido utilizado por muita gente como uma espécie de referendo, ou recibo, de que ele não tem culpa e que fez todo o possível para que o resultado da empresa fosse atingido. E depois é usado para demonstrar que a culpa não é daquela pessoa. Eu trago aqui um exemplo que eu acredito, faz parte do cotidiano de muitos.

Desvirtuado

Quando tem um problema na empresa aparece logo uma reunião para discutir quem foi o culpado, depois, cada um aparece com um conjunto de prints, de e-mail impressos, portanto, demonstrando que fizeram de tudo para que, da sua parte, as coisas acontecessem bem. O que a gente percebe é que esse instrumento que deveria ser utilizado apenas como um meio de comunicação dentro da organização, virou o que já chamei aqui, de recibo de isenção de culpa. Então, qual é a grande questão hoje? É a gente perceber que o e-mail foi desvirtuado, o e-mail passou a ser agora uma espécie de protocolo de atitudes.

Comunicação

A consequência, não é preciso nem dizer! As pessoas agora tem mais e-mail para responder durante o dia do que propriamente tempo para trabalhar. A recomendação é sempre feita de duas maneiras. Para o profissional: faça uma melhor gestão dos seus e-mail e tente ser mais objetivo nas suas respostas, afinal, quando você se enrola na hora de responder ou enviar um e-mail, o reverso será sempre verdadeiro. Para as organizações: tome cuidado para evitar que e-mail se torne uma espécie de desculpa verdadeira para que as pessoas não consigam produzir e trabalhar. Resumindo, preste atenção: o e-mail tem que ser um instrumento de comunicação, e apenas isso.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.