em

Vale à pena investir no Brasil?

Acreditar

Toda vez que me perguntam se vale à pena investir no Brasil respondo que somente não vale à pena quando o empreendedor, aquele que quer desenvolver o negócio, não tem confiança plena no que está fazendo. No mundo empresarial não consegue sobreviver a pessoa que não acredita no próprio negócio, que não se considera tão capaz de fazer a empresa crescer, de suportar a pressão e superar os desafios do cotidiano.

Contrariar a opinião alheia

Empreender, abrir uma empresa é, antes de tudo, correr riscos. Esse é um problema sério no Brasil, o que não se vê em outros países do mundo. Quando uma pessoa tem insucesso profissional, no Brasil é tido como incompetente, como incapaz de gerir o negócio. Não apenas aquele, mas todo ou qualquer outro negócio que venha a ter na vida. Já, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, quando um empreendedor não é bem sucedido, todos dizem que isso faz parte do negócio. Não conseguir êxito como profissional na carreira não significa que a pessoa não é capaz.

Apenas uma variável

Significa apenas que naquele negócio ele não deu certo. Percebe a diferença? Enquanto para os brasileiros, não ter sucesso empresarial significa o fim de uma carreira que poderia ter muito êxito, lá fora é apenas uma variável possível. É algo que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer tempo. Logo, não vale à pena investir no Brasil se você não tiver certeza de que quer correr riscos e viver uma das experiências mais empolgantes do mundo corporativo: construir uma empresa e fazer dela um sucesso empresarial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.