em

Agora é hora de abrir um negócio e investir no Brasil?

Demanda

Não se pode negar que o Brasil ainda não saiu da crise e também não se pode negar que as coisas não andam fáceis. O cliente anda desconfiado, o crédito ainda não está totalmente liberado e disponível, e ainda, o consumo está longe de ser o que era há quatro ou cinco anos atrás. Por isso, quando alguém me pergunta se deve investir no Brasil abrindo um novo negócio respondo que, em primeiro lugar, deve analisar se esse negócio que quer abrir tem hoje uma demanda disponível ou então uma demanda não atendida, que não dependa de uma retomada do crescimento, do volume de negócios para conseguir o seu famoso ponto de equilíbrio, aquela hora em que todas as suas receitas são iguais aos seus custos e despesas, ou seja, é o momento em que com o dinheiro que recebe consegue pagar tudo aquilo que gastou.

Incerteza

Bem, se você, neste momento tiver de entrar num negócio e não tem o famoso ponto de equilíbrio, portanto depende de incrementar as vendas, é melhorar esperar um pouco. O Brasil fatalmente, por mais que tenha uma demanda represada, ainda é refém de todos os escândalos políticos que temos testemunhado nos últimos tempos. Embora a inflação venha caindo o consumo está longe de voltar aos patamares anteriores por um motivo simples. As pessoas não sabem o que vai acontecer amanhã. Não sabem sequer, com garantia absoluta quem será o presidente da república daqui a noventa dias.

Vai mudar

Nesse ambiente, consumidores, fornecedores e concorrentes têm medo de agir com grande impulso e acabar perdendo tudo. Por isso a minha recomendação é, repetindo, se você depende que o mercado aqueça para ter chance de obter um bom desempenho na empresa que pretende abrir, espere mais um pouco porque, a partir do final do primeiro semestre de 2018, você vai ver o Brasil crescendo não porque os políticos colaboraram, mas principalmente porque está na hora de fazer uma limpa em todo esse problema que o Brasil viveu hoje, de natureza política.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.