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Antes de abrir um negócio é importante conhecer a região?

Perguntas

Se um dos pilares que eu comentei ontem aqui na coluna Visão Empresarial de que o empreendedor deve pesquisar antes de abrir o seu próprio negócio é um nicho de mercado, um setor onde ele quer atuar, o segundo tem a mesma relevância e se chama mercado geográfico. Significa que algumas pessoas são tão apaixonadas pela ideia de colocar na prática um negócio que acabam esquecendo coisas básicas como analisar realmente o perfil da região onde querem atuar. Lembro-me de uma situação em que uma pessoa procurou-me e disse que queria abrir uma padaria naquele bairro da cidade. Perguntei quantas padarias havia ali, qual o perfil das pessoas que ali moravam, se era um local onde havia mais empresas, portanto com um movimento mais diurno ou um local chamado dormitório onde há mais residências e as pessoas podem se deslocar durante o dia para trabalharem em outros lugares e retornarem ao final da tarde.

Buscar

Quando fiz estas perguntas o empreendedor me disse que eram boas, mas ele não sabia. Por mais óbvio que possa parecer algumas pessoas desdenham de informações que realmente são relevantes quando são tratadas assim. O que eu quero dizer é que a cegueira do otimismo, a paixão para colocar de uma vez, na prática, aquele negócio para funcionar faz com que o empreendedor diminua a relevância em alguns dados que são até mesmo chatos de se levantar. Naquele exemplo o empreendedor ainda me disse que precisava comprar uma pesquisa de mercado e eu lhe disse não, você precisa apenas comprar um par de tênis para caminhar por este bairro onde quer abrir a padaria e, em vez de terceirizar a outros a responsabilidade de descobrir como é que se comporta aquela população naquele local, você deve fazer isso sozinho.

Responsabilizar

Às vezes nós queremos é nos livrarmos da responsabilidade, ou então, minimizar o trabalho que deve ser feito. Entretanto, o empreendedor deve entender que algumas etapas do seu planejamento não são delegadas e muito menos ele vai ter a mesma qualidade de informações do que se ele, que é a pessoa que tem a visão do negócio for diretamente verificar. Resumindo, se você quer abrir o próprio negócio, se você tem uma veia empreendedora não esqueça, bom empreendedor é aquele que suja o pé de barro para verificar efetivamente o que acontece no mercado, principalmente no mercado geográfico onde você pretende atuar.

 

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