em

Como posso testar uma ideia sem comprometer a sustentabilidade da empresa?

Simular

Quando se tem uma ideia dentro de uma organização para promover uma inovação, para promover a melhoria de um processo ou produto é possível realizar um conjunto de testes antes de efetivamente implantar isso no mercado e de repente ter uma surpresa negativa. A primeira coisa relevante é tentar buscar dados históricos que se tem e tentar simular o que aconteceria mediante essa determinada melhoria que você quer fazer. Por exemplo, você gostaria de eliminar da sua empresa a entrega gratuita de determinado produto que você faz. Basta analisar qual o percentual dos seus clientes que compram o produto e o levam e qual o percentual dos seus clientes que compram e pedem para você entregar.

Analisar

O segundo ponto importante é eleger um amigo ou dois, de preferência isentos do grupo que teve a ideia, para fazer uma análise fria e técnica sobre a inovação que você quer fazer. Geralmente nos surpreendemos porque como digo sempre, pessoas que assistem ao jogo da arquibancada e que não estão no campo, envolvidos pelo calor da competição, tendem a oferecer respostas isentas, ponderadas e mais racionais. Você pode inclusive analisar como seus concorrentes se comportam e assim você já faz um teste na base anterior, com base no histórico que você tem e consulta especialistas confiáveis que não estejam envolvidos naquela decisão, contrapõe com o comportamento da concorrência.

Pesquisar

Por fim, por que não, convida um grupo restrito de clientes para receber algum tipo de compensação caso participem do seu experimento. Na maioria dos casos clientes fieis adoram contribuir para que a empresa melhore, principalmente quando essa melhoria vai ao encontro do que o cliente quer. Resumindo, há muitas maneiras de você testar uma ideia antes de expor toda uma organização a um fracasso que pode ser terrível.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.