em

Erram na hora de compreender a concorrência?

Conhecer

Há uma regra de ouro no mercado do empreendedorismo que diz que você deve conhecer a concorrência. Até aí, tudo bem! Entretanto eu percebo que muita gente, embora entenda a teoria, na prática acaba tendo problemas. O primeiro problema é que a pessoa quer apenas observar externamente o comportamento do concorrente, em vez de entrar no estabelecimento, em vez de interagir com o concorrente, em vez de avaliar com critérios comparativos qual é o posicionamento de um ou de outro cliente. Imagine o seguinte: você quer abrir uma panificadora num bairro, e nesse bairro você tem outras cinco panificadoras que podem ser seus concorrentes diretos.

Visualizar

O que você deve fazer? Ir a cada uma dessas panificadoras, sempre no mesmo dia e no mesmo horário, como por exemplo, uma sexta feira às 18 horas ou um sábado às 5 horas da tarde. Veja, o importante é que você consiga visualizar sempre o movimento diferenciado nos seus concorrentes no mesmo dia e no mesmo horário da semana. Aliás, se você conseguir reunir cinco amigos, seria maravilhoso, cada um de vocês no mesmo dia, no mesmo horário, dentro de uma panificadora para observar quantas pessoas entram num período de 15 minutos ou meia hora, observar quanto aproximadamente cada uma consome e quanto compra. Você consegue determinar inclusive qual é a participação de mercado que cada uma dessas panificadoras tem naquele período, naquele horário.

Comparar

Embora não seja determinante, é um forte indicador de quem está bem, quem está mal, quem está conquistando clientes e principalmente quem está tendo dificuldades. A partir dessa análise você parte para a fase dois: começa a olhar o que cada panificadora tem de bom e tem de ruim e coloca isso numa planilha para estabelecer um grau de comparação. Quando você faz isso, alem de conhecer mais sobre a concorrência existe um fator muito importante, você não gasta absolutamente nada para ter essa informação. Portanto, preste atenção, na hora de conhecer a concorrência, nada melhor do que colocar o pé na estrada e ir direto in loco ver como as coisas acontecem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.