em

O que significa ter espaço na hora de você falar em público?

Onda sonora

Eu tive a honra, antes de ser professor na Fundação Getúlio Vargas, de ser aluno de  hoje um colega o professor Frederico Porte. Em homenagem a ele, ao Frederico, que eu gostaria de dividir com vocês três características que fazem diferença na hora de alguém falar em público: a primeira delas é o que o Porte, esse meu amigo, dizia como sendo tem espaço?. Para explicar isso primeiro é preciso que você visualize comigo o que é uma onda sonora. Como uma onda imagine uma linha que sobe e desce, mas tem um padrão, tanto na altitude quanto no comprimento. Significa o seguinte: pessoas que não utilizam todo o espaço para falar acabam sempre dizendo a mensagem que querem transmitir de uma mesma maneira, sem variação alguma.

Explorar

É como se alguém pudesse dizer: estou muito feliz porque estou fazendo um projeto maravilhoso e ao mesmo tempo eu fico deprimido com algumas questões. Não sei se consegui ser claro, mas percebeu que o tom, a maneira pela qual a pessoa esclarece e expõe as suas ideias é o mesmo tanto para a alegria como para a tristeza? Significa que a maioria das pessoas quando vão falar em público não exploram todo o espaço que tem e esse espaço pode ser tanto na altitude como eu já disse quanto no comprimento. E hoje eu esclareço que espaço é esse na altitude. Basicamente, uma pessoa pode falar mais alto ou mais baixo dependendo da intenção que tem na comunicação.

Usar

Quando pessoas falam alto, elas querem chamar a atenção, elas querem estimular o sentimento de quem escuta. Porém, tome cuidado. Falar alto é projetar a voz e não gritar, não ficar berrando pelos lados. Ao contrário, projetar a voz é dar impostação, como dizem os jornalistas da rádio, para que as pessoas prestem atenção principalmente dando destaque, dando ênfase a alguma coisa. Portanto, quando você for falar em público preste atenção e não esqueça. Trate de usar todo o espaço disponível principalmente variando a altitude da sua voz, ora mais baixo, ora falando um pouco mais alto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.