em

São mais valorizados porque sabem falar em público?

Conduzir

Houve um tempo em que a pessoa mais valorizada numa empresa era aquela pessoa que sabia. Contudo, existia um problema. Muitas vezes essa pessoa não conseguia trabalhar ao lado de outros colegas. Era uma pessoa introvertida ou arrogante mesmo. Com o passar do tempo, em que as equipes passaram a ganhar mais respeito e também importância nas empresas, em que o chefe não é mais aquela pessoa que manda enquanto todos os outros obedecem, mas ao contrário, é aquele que fala com jeito, que sabe conduzir a equipe para um melhor desempenho, tudo mudou quando o assunto é comunicação.

Saber olhar

Em primeiro lugar é importante lembrar que comunicação não é simplesmente ter um emissor e um receptor. Comunicação também não é apenas emitir corretamente uma mensagem, mas principalmente ter o olhar sobre como o outro está escutando, ou seja, ter preocupação se aquilo que você está falando é realmente aquilo que a outra parte está entendendo. Aí vem uma questão importante. Muitos jovens profissionais, nos últimos tempos, não têm dado a devida importância para sua comunicação pessoal, principalmente fruto das redes sociais, de uma linguagem cada vez mais informal e cheia de termos próprios, de abreviaturas e de objetivismo em excesso.

Partilhar

Tenho percebido que algumas pessoas hoje em dia, quando são chamadas a exercer um cargo de liderança de maneira precoce, ainda muito jovens, sentem o problema de não saber se comunicar e até ficam irritadas porque outra pessoa dentro da empresa, que eles consideram menos qualificadas, é promovida apenas porque sabe explicar melhor. O motivo é simples. Quem conhece, mas não sabe partilhar, no fundo é uma pessoa que não demonstrou durante a sua busca pelo conhecimento preocupação em envolver os outros, em trabalhar com equipes e, portanto, em aprender a se comunicar direito. Resumindo, comunicação não é apenas mais uma habilitação. Pode ser que em alguns casos seja mais importante para você conquistar uma promoção na sua carreira.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.