em

Adianta realmente uma empresa querer ter resultados com processos de avaliação de desempenho?

Visibilidade

Um processo de avaliação de desempenho bem implantado costuma gerar três benefícios essenciais para uma organização. O primeiro deles permite que os profissionais melhorem efetivamente de desempenho, pois quando não há feedback as pessoas acabam deduzindo se estão bem ou não, em vez de saber na realidade o que se espera delas e principalmente o que elas vêm entregando e não vêm entregando. Logo, o primeiro benefício da avaliação de desempenho tem que ser visível e é a melhoria no comportamento dos profissionais que compõem a equipe.

Verdades

O segundo benefício está na melhoria do clima organizacional, isto porque a avaliação de desempenho traz à luz verdades nem sempre conhecidas das pessoas. Às vezes na avaliação de desempenho o chefe mostra ao funcionário que aquilo que o funcionário achava ser extremamente valioso, atrapalha mais do que ajuda na empresa. Algo como: o funcionário se orgulha de nunca cometer um erro quando na verdade ele demora demais para entregar os relatórios que deve fazer. Terceiro, a avaliação de desempenho deve proporcionar uma sensível percepção por parte dos clientes, sejam eles internos ou externos.

 

Clareza

Em bom português, se eu sou de um departamento de uma empresa, os outros departamentos devem perceber o quanto o meu departamento melhorou de desempenho nas relações do dia a dia. Mas, se a minha área presta serviços ao cliente, os clientes deverão deixar inequívoco o quanto estão satisfeitos com a melhoria que apresentamos. Resumindo, avaliação de desempenho é sim um excelente instrumento para a melhoria do desempenho de uma equipe ou de uma empresa desde que bem implementado. Contudo, avaliação de desempenho tem que ser levada a sério, desde cima até em baixo sob pena de ser mais uma aventura que só traz resultados negativos para a empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.