em

Como saber se tem visão estratégica na empresa?

Conceitos

Quando se fala em visão estratégica é importante entender que há duas correntes a respeito do que é o conceito de estratégia. A primeira corrente diz que estratégia é como fazer as coisas, ou seja, pela estratégia define-se o caminho a ser percorrido. Outra corrente de autores diz que estratégia é definir o que se quer para depois fazer um planejamento para obter como se resolver e conquistar determinada questão.

Determinar

Do ponto de vista prático e do ponto de vista de quem estuda estratégia há mais de quinze anos eu posso dizer que o conceito efetivamente correto é que estratégia é a tomada de decisão para determinar o que se quer. Por isso que nas organizações muita gente acha que tem visão estratégica, mas no fundo está longe disso. São pessoas que se preocupam em apenas discutir como fazer algo, quando na verdade, o mais importante para ter visão estratégica é conseguir olhar para o futuro e determinar o que efetivamente se deseja.

Pensar

Mais ainda: visão estratégica é determinada pela capacidade que a pessoa tem de vislumbrar o futuro e tomar decisões, pois como dizem os que estudam estratégia, aquele que percebe muito e não toma decisão alguma, na verdade não enxergou absolutamente nada. Pense nisso!

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.