em

Como um gestor pode comunicar que errou na empresa?

Não são infalíveis

Para alguns gestores, errar é algo que não faz parte do dia-a-dia de um profissional. Significa que esses gestores consideram que devem ser sempre infalíveis, acima de qualquer tipo de erro e ainda, que quando erram e assumem esse erro estarão de certa forma tornando vulnerável a sua imagem. Para esses profissionais a liderança está baseada simplesmente no exemplo do homem perfeito, do profissional ideal e qualquer coisa que fuja desse estereótipo, desse padrão, determinará o início da ruína da sua carreira.

Nobreza

Entretanto, no mundo corporativo as coisas são bem diferentes e, ao contrário do que muitos pensam, quando uma liderança reconhece publicamente para a equipe qual foi o equivoco na sua linha de raciocínio que deve ser corrigido e evitado no futuro, ele não apenas está demonstrando nobreza de caráter, mas principalmente está demonstrando que a humildade também faz parte do seu comportamento. Isso costuma gerar admiração, empatia, porque agora sabem que há do lado deles, no comando, alguém que tem noção clara que errar faz parte do processo. Não se deve pensar em rituais, desculpas ou cerimoniais para que o líder apresente aos seus profissionais, os integrantes da sua equipe, que errou.

Esclarecer

Ao contrário, não deve dramatizar.  Não deve tornar a situação maior do que é. Simplesmente deve comunicar a todos o seguinte: reconheço que errei naquele sentido e isso faz parte das minhas responsabilidades. Esclareço a todos que o meu erro de raciocínio foi esse e que agora todos devem atuar, e inclusive me ajudar, para que isso jamais aconteça novamente aqui na empresa. Em bom português, líderes são, antes de tudo, pessoas que geram admiração não apenas pelos acertos que cometem, mas também pelos erros que assumem. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.