em

Depois que são promovidos se tornam ansiosos e pressionados?

Falta entendimento do cargo

Não são poucas as reclamações que ouço de que após receber uma promoção para um cargo de gestor, a pessoa muda e torna-se ansiosa, querendo saber a todo o momento se está trabalhando bem, ou então reclama que é muita pressão sobre ela e que não consegue trabalhar direito. Nos dois casos, geralmente o que ocorre é um equívoco do funcionário em relação ao que ele acha que os seus superiores esperam dele. O que o funcionário muitas vezes não sabe é que ele foi promovido porque apresentou características de potencialidade para desenvolver bem o cargo e não que já está preparado para ele.

 

Aceitando as mudanças

Sabendo isso ele pode trabalhar sossegado e até se dar o direito de errar em alguns aspectos, pois com certeza a alta gestão estará de olho e fará as devidas correções. O funcionário deve estar aberto para continuar aprendendo, ter paciência e continuar se esforçando. Entretanto não dá para continuar a ser o mesmo em relação aos colegas. Por mais que a pessoa não queira, a partir do momento que é promovido, começa um distanciamento profissional das pessoas que antes eram seus colegas. Com o cargo vem a responsabilidade de tomar decisões, mas ele não pode ser injusto, é preciso aprender a agir com rigor em caso de erros, mas também com carinho quando a equipe acerta.

 

Aprendendo a fazer auto-avaliação

E o mais importante, tem de aprender a fazer autocrítica, não pode ficar o tempo todo questionando a alta gestão sobre o seu desempenho ou esperando que lhe digam se o que fez está certo ou errado. À medida que vai caminhando na carreira para outras promoções o caminho é cada vez mais solitário até chegar ao ponto de não ter ninguém para avaliá-lo. A responsabilidade passa a ser somente sua para saber se acertou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.