em

Devo começar com feedback 180 ou 360 graus?

Hábitos

Um dos detalhes mais relevantes quando se fala em implementar a avaliação de desempenho numa empresa é que, na maioria dos casos, o gestor quer escutar da sua equipe o que acham do seu modelo de gestão achando que com isso agirá com  humildade e entenderá tudo aquilo que lhe falarem. Agora, pense comigo! Como eu posso pedir que os meus funcionários tenham maturidade de saber dar feedback se sequer eles estão acostumados a receber feedback.

Aprender

Por isso não há dúvida que o processo de avaliação de desempenho numa organização sempre tem que começar por um modelo de 180 graus, ou seja, a alta gestão avalia os seus subordinados e somente depois que eles aprenderem como se processa essa situação, esse método de avaliação de desempenho é que eles poderão efetivamente participar dando também feedback para seus superiores e para os seus colegas. É muito comum se ver nas organizações notas da chefia para os funcionários, geralmente um pouco mais baixas, notas dos colegas, uns para os outros, geralmente altas e notas dos funcionários para a chefia de média a alta.

Gradativo

Significa que geralmente a chefia tem uma visão mais ampla sobre o comportamento do funcionário e o que se espera dele, já os colegas fazem o processo de autodefesa, um princípio corporativo mesmo em que um ajuda o outro e todos aliviam. Quando um funcionário vai avaliar o seu chefe ele ficará sempre na dúvida entre garantir a sua continuidade no emprego ou então falar a verdade. O resumo é: tomem muito cuidado para não querer implementar de uma vez algo que tem que ser feito de maneira progressiva para dar resultados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.