em

Falar a verdade na avaliação de desempenho?

Sua maneira

Um dos maiores mitos que existe quando se implanta um processo de avaliação de desempenho nas empresas é que todos falarão a verdade porque todos têm maturidade para entender aquilo que for falado. O primeiro passo, na verdade, é ensinar as pessoas a como falar o que querem e não apenas falar o que querem. Pode parecer uma diferença sutil, mas não é. Quando não se prepara as pessoas para saberem falar é comum que falem do seu jeito.

Super avaliação

O problema está entre duas partes, em que uma entende de uma maneira o que a outra fala de outra maneira. Um exemplo bem simples é o seguinte: o chefe pergunta ao funcionário que nota ele dá para o seu próprio desempenho e o funcionário, numa escala de um a dez, não tem dúvida, se dá nota dez. O chefe diz então: não, você está equivocado, você merece nota seis. A partir desse momento se constrói, literalmente, uma disputa porque neste caso três caminhos são possíveis. O primeiro é o funcionário repensar tudo aquilo que fez e agora achar que está num confronto com a chefia.

 

Teatro

O segundo é que o chefe cometeu um erro gravíssimo de não dar ao funcionário o devido treinamento para que saiba se manifestar. O terceiro caminho é o pior, é quando as duas partes percebem que a avaliação de desempenho naquela empresa passará a ser, de agora em diante, um processo totalmente falacioso, uma espécie de teatro em que os dois lados fingem e constroem uma realidade que sabem que é mentira. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.