em

Por que visão estratégica sem preparo não serve?

Competências

Quando um profissional me diz que tem visão estratégica e que enxerga as variáveis que podem influenciar na sua carreira no futuro, eu costumo questionar se ele também tem preparo estratégico. Eu explico o que é isso! Algumas vezes a pessoa tem sim a capacidade de entender o que vai acontecer no futuro e tem sim a capacidade de começar a construir esse futuro a partir de hoje, porém ela não consegue perceber que terá de ter outras competências para poder sobreviver lá no futuro. Eu trago aqui um exemplo! As pessoas há muito tempo perceberam que a tecnologia seria uma variável fortemente inserida na vida de todas as pessoas.

Relevância

É muito fácil de você entender! Na sua empresa deve haver em média mais de um computador por pessoa. Isso porque há os servidores, há os computadores que servem máquinas e não apenas seres humanos. Agora, um profissional desta área, que tivesse pensado sobre isso vinte anos atrás entenderia que não era necessário, apenas para construir o futuro, entender sobre todas as linguagens de computação e também sobre todos os equipamentos que poderiam ser utilizados. Seria necessário também que ele entendesse a relevância que no futuro haveria para que esse profissional trabalhasse com outras pessoas. Perceba que hoje, nas organizações, todo mundo precisa do profissional de TI.

Variáveis

Esse profissional está sendo valorizado quando entende não apenas da tecnologia das máquinas, mas sim quando entende do funcionamento do ser humano, ou seja, quando entende do trabalho em equipe, de interação com os colegas, de harmonização da equipe diante de problemas. Resumindo, quando você tem visão estratégica e começa a construir o seu futuro não esqueça também de buscar o preparo estratégico, analisando quais são as variáveis que poderão ser necessárias lá na frente e começando a adquirir essas competências, esse conhecimento agora. Quem se prepara não tem a garantia absoluta que terá sucesso, mas de outro lado tem garantia que terá mais chances de não ter insucessos. Pense nisso!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.