em

Ter visão estratégica é garantia que será reconhecido?

Pesquisando

Infelizmente muitas pessoas que têm visão estratégica sequer conseguem ter oportunidade de demonstrar tudo o que pensam. Um dia, fiz uma pesquisa informal e perguntei a um conjunto de pessoas o que elas achavam a respeito de existir ou não nas empresas pessoas que têm visão estratégica nos chamados cargos de início, aquelas funções na empresa consideradas mais básicas ou de entrada, como os estagiários, os auxiliares administrativos. A maioria me respondeu que sim, essas pessoas têm visão estratégica.

Aplicando

Em seguida perguntei a esse mesmo grupo de pessoas quantos por cento eles achavam que pessoas com visão estratégica conseguem apresentar essas ideias a seus superiores. A resposta também não surpreendeu. A maioria considerou que apenas dez ou vinte por cento dessas pessoas que têm uma visão estratégica conseguem efetivamente serem ouvidas nas organizações. Pode parecer, inicialmente, que o problema está em cima, no gestor que não dá ouvidos aos seus talentos dentro da empresa, mas se você olhar um pouquinho mais vai perceber que muita gente que tem essa visão estratégica sobre a empresa não consegue aplicar isso sequer na sua vida.

Atitudes

Então vem uma questão importante. É fácil dar palpites e orientar pessoas a respeito do seu caminho, mas como muitas vezes é difícil para essas mesmas pessoas conseguirem tomar decisões sobre a própria carreira. Por isso, tão importante quanto ter visão estratégica é também ter atitude estratégica na própria carreira. O gestor, quando percebe que o profissional age com estratégia na sua vida, receberá qualquer tipo de dica ou de conselho com outro olhar, com olhar de que reconhece a capacidade daquele profissional, daquele subordinado, de transformar ideias em ações.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.