O atendimento automático do cliente é uma tendência no mercado?

Atualizado em: 27/06/2012 - 21:51

comentários

Sem pensar no cliente

Quem já não teve a experiência de ficar ligando para o 0800 de uma empresa e por mais de 15 minutos apenas escutar gravações lhe orientando para teclar 1 para isso, teclar 2 para aquilo e tudo o mais. O pior é que depois desse tempo todo esperando, a ligação cai e você tem de começar tudo de novo. Em meio a todas aquelas músicas, ficam lhe dizendo que a sua ligação é muito importante para a empresa, que todos os atendentes estão ocupados naquele momento e você deve aguardar mais alguns minutos é inevitável pensar se aquela empresa realmente se preocupa com você, se preocupa com o cliente.

 

*****

Substituindo pessoas

A grande questão é que quanto mais a tecnologia avança, mais as empresas são pressionadas para reduzir os seus custos. E justamente aí fica a confusão. De um lado a empresa precisa reduzir custos e para isso ela retira todas as pessoas que trabalham na empresa para substituí-las por uma URA – unidade de resposta automática – aquela central que quando você liga começa a pedir que você tecle 1 para isso, tecle 2 para aquilo. As empresas perceberam que pessoas custam caro e aí vem a grande questão: o atendimento automático ao cliente é uma tendência do mercado? A resposta é sim, independente do setor.

 

*****

Redução de custos

Quanto menos importância tem o cliente, ou tem você como cliente dentro da organização, mais o atendimento tende a ser automático. De forma simples a tecnologia é uma tendência quando o custo fica elevado. E aí meu amigo, não adianta reclamar não. As empresas vão continuar usando desses artifícios porque quando uma empresa pensa entre agradar o cliente ou então entre gerar resultados não há duvida que apenas um desses fatores acaba preponderando. Essa é a grande tendência do mercado. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.