O fazer quando é o gestor que bloqueia a competência dos funcionários?

Atualizado em: 20/03/2012 - 21:21

comentários

Ser competente não basta

Trabalhar no meio corporativo exige não apenas que o profissional seja competente na sua função. É necessário também que ele entenda como deve se comportar perante a alta gestão para que a sua competência seja reconhecida e tenha espaço para ser desenvolvida. Conto a história da Joana, uma profissional muito competente que exerce um cargo de liderança média numa empresa e que sente todos os dias a dificuldade com seu principal gestor. A Joana coordena uma equipe que faz de tudo para cumprir as metas da empresa.

 

*****

O tempo resolve

Entretanto a própria diretoria sabe que o chefe da Joana, que o diretor imediato dela não colabora o suficiente para que a equipe atinja esses resultados. Mas se a alta gestão sabe do comportamento do gestor por que mesmo assim não toma uma atitude? Tudo seria muito simples. Bastaria retirar o gestor da função e tudo estaria resolvido. Entretanto, no meio corporativo, as coisas não são tão fáceis assim. Outras variáveis, nem sempre possíveis de serem reveladas pela alta gestão, podem influenciar para que o gestor permaneça no cargo. Assim, a recomendação para um profissional que vive essa situação é entender que o tempo geralmente estará a seu favor.

 

*****

A alta gestão não é cega

O tempo permitirá que esse profissional consiga a cada dia fortalecer a sua posição, ainda que apresentando um desempenho abaixo do que poderia. A regra é muito simples. Um profissional não pode esquecer que a alta gestão não é cega e, assim como enxerga o lado bom de cada profissional, também consegue enxergar o lado ruim de outros tantos. Basta apenas ter paciência e aguardar, pois o dia da verdade geralmente chega antes do que se imagina. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.