Como explicar à equipe que a usar o bom senso na hora de cumprir prazos?

    05/02/2016 09:19:19

    Luciano Salamacha

    E agora? Ontem, aqui na coluna, eu tive a oportunidade de responder ao leitor que questionava como convencer ao chefe que, às vezes, qualidade é mais importante que prazo e, em contrapartida recebi muitos e-mails de pessoas perguntando o que fazer quando é o  chefe que tem problemas para explicar aos funcionários que o bom senso deve predominar na hora de determinar se é uma questão de prazo ou uma questão de qualidade. Para essas pessoas é importante dizer que o uso do bom senso pressupõe obri...

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    Como mostrar ao chefe que a qualidade é mais importante que o prazo que ele está cobrando?

    04/02/2016 11:30:18

    Luciano Salamacha

    Convencer Todo embate de ideias, toda discussão saudável no mundo corporativo é sempre resolvida por meio de argumentos. Isso é muito comum, por exemplo, no cálculo matemático quando um engenheiro mostra ao outro qual é a fórmula correta, qual o resultado correto de uma equação. Entretanto, quando as opiniões é que estão em debate pode ser que nem um lado, nem outro tenha o que a gente chama de razão absoluta, ou seja, nenhuma das partes tem como provar e convencer de que está certa. Isso porq...

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    O que fazer: terminar dentro do tempo ou prezar ou pela qualidade?

    04/02/2016 11:29:29

    Luciano Salamacha

    Situações Alguns profissionais não podem utilizar a falta de tempo para terminar um projeto como justificativa para reduzir a qualidade daquilo que se propuseram por um motivo simples. Existem atividades e projetos no mundo empresarial que efetivamente requerem essa qualidade e o decurso do tempo não pode ser justificativa para abrir mão dessa qualidade. Imagine um exemplo. Você é uma pessoa que elabora alimentos para pessoas com algum tipo de doença. Você sabe que a qualidade dos alimentos que...

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    Por que alguns profissionais tem a mania de não terminar o que começam?

    02/02/2016 23:29:33

    Luciano Salamacha

    Já vi isso Pondere um pouco se você já não percebeu, ou pelo menos não testemunhou, que algumas pessoas, no mundo corporativo, costumam não terminar aquilo que começam. Isso sem dizer que às vezes você, que profissionalmente, não termina o que começa. É justamente por isso que a minha dica de hoje é para que essas pessoas comecem a refletir qual o motivo que as leva a não se comportarem dessa maneira. Para algumas pessoas não dar continuidade para algumas tarefas é simplesmente uma questão de r...

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    Que recomendação dar para quem quer se tornar um profissional de vendas?

    01/02/2016 16:23:28

    Luciano Salamacha

    Atender todas as solicitações Para se tornar um profissional de vendas de verdade, alguns princípios devem sempre estar em mente. O primeiro deles é saber servir, o que significa sempre estar disposto a atender aos pedidos do cliente, desde que estes pedidos sejam coerentes, plausíveis e não pedidos que possam gerar prejuízo para a organização onde se trabalha. O conceito básico de todo profissional de vendas é que ele deve conceder tudo o que o cliente quiser e que não prejudicará a empresa. Q...

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    Como identificar um bom profissional para a área de vendas?

    01/02/2016 16:22:18

    Luciano Salamacha

    Simpatia apenas não basta Muitos gestores cometem enganos ao achar que só porque uma pessoa tem um bom relacionamento com os clientes da empresa, ela será um ótimo profissional para a área comercial, a área de vendas. Ser simpático, ser capaz de motivar os colegas não basta para garantir que a pessoa seja capaz de fechar um bom negócio para a empresa. Ser bom mesmo é ser capaz de gerar resultados. ***** Um pouco de psicologia Outra característica importante para um bom profissional da área...

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    Qual o erro fatal para um profissional que iniciou no processo de vendas?

    28/01/2016 23:35:05

    Luciano Salamacha

    As metas são a base Quando o assunto é profissional de vendas, pode-se segmentar uma equipe em dois grandes grupos: aqueles que geram resultados e aqueles que não geram resultados. É simples assim. Todo profissional de vendas vive baseado em metas de desempenho, metas de vendas, metas de rentabilidade, metas de volumes de negócios a serem atingidos. Logo amigo, há aqueles que conseguem fazer isto, que conseguem converter um bom contato, um bom relacionamento, em negócios. ***** Esforçadinhos...

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    Qual a característica que demonstra talento para a área comercial?

    28/01/2016 23:34:06

    Luciano Salamacha

    Motivação Para trabalhar na área comercial de uma empresa, um profissional deve demonstrar a capacidade de automotivação. Embora o termo motivação signifique algo que é inerente à pessoa, ou seja, ninguém pode motivar outro, mas sim, apenas despertar a motivação já existente em si mesmo. Logo, a motivação pode aumentar ou diminuir em função dos estímulos que o ambiente dá para uma pessoa. E aí vem a resposta. ***** Saber burlar a resposta negativa Quando um profissional tem capacidade de g...

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    Uma pessoa que consegue conquistar clientes pode não ser um bom vendedor?

    28/01/2016 23:33:12

    Luciano Salamacha

    Gostar de ajudar Costuma ser um erro relativamente comum no meio corporativo um gestor acreditar que só porque uma pessoa consegue conquistar a simpatia dos clientes também pode ser um excelente vendedor. Há motivos para que isto não seja sempre uma regra exata, uma espécie de fórmula do sucesso. Para conquistar clientes basta que uma pessoa saiba servir, que goste de prestar serviços aos outros, que goste de auxiliar o cliente naquelas necessidades que ele apresenta. ***** Ser capaz de preve...

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    Como saber se um funcionário tem aptidão para a área comercial da empresa?

    28/01/2016 23:32:16

    Luciano Salamacha

    Descobrir talentos Quem trabalha no varejo, quem trabalha com equipes comerciais sabe que não é muito fácil identificar se uma pessoa tem ou não capacidade de ter um bom desempenho na área comercial. Perceba que não estou falando de aptidão, de talento para a área comercial, mas sim de ter capacidade de gerar resultados, que é o que interessa para as organizações na área comercial. Vamos explicar esta diferença. Às vezes, um profissional demonstra características que são marcantes, predominante...

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