O que devo colocar primeiro no currículo: experiência profissional ou histórico escolar?

    27/02/2015 08:57:24

    Luciano Salamacha

    De onde vêm... Eu já comentei na coluna Visão Empresarial que logo após seus dados pessoais, o importante é descrever o que você pode fazer pela empresa onde você está pleiteando a vaga, o emprego. Imediatamente depois, você deve demonstrar para aempresa de onde vêm essas competências que você quer colocar a disposição dela. Se essas competências são fruto do seu estudo, evidentemente seu histórico escolar deve vir primeiro. Já, se ele é decorrente da sua experiência profissional em empresas an...

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    Quais os erros mais comuns na hora de confeccionar um currículo profissional?

    24/02/2015 09:11:45

    Luciano Salamacha

    Regra de ouro Quando se faz um currículo profissional é importante sempre lembrar que alguns itens devem ser valorizados e outros, ao contrário, devem ser evitados. Um dos primeiros itens que devem ser valorizados são as experiências profissionais que a pessoa já teve, mas somente quando você destaca como elas podem aprimorar a sua qualificação profissional. Aliás, se há uma regra de ouro que todo profissional deve respeitar é que o seu currículo deve ser feito de maneira customizada para cada ...

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    É possível dizer que um profissional despreparado é o primeiro a ser demitido?

    20/02/2015 09:11:12

    Luciano Salamacha

    Sem finalidade Em meio a tanta ameaça, em meio a tantos boatos de demissões coletivas da empresa, é importante sempre lembrar que não necessariamente apenas os profissionais desqualificados é que são dispensados. Já vi situações em que uma área extremamente competente acaba sendo desmantelada dentro de uma empresa, não porque as pessoas que ali estavam não eram competentes, mas sim porque a finalidade daquela área já não se justificava mais. Por isso, mais importante do que discutir ou se apega...

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    Qual o caminho para profissionalizar o familiar que não tem bom desempenho na empresa?

    14/02/2015 11:28:39

    Luciano Salamacha

    Conduzir bem Empresas são essencialmente familiares, ainda que seja uma SA – uma sociedade anônima, onde haja quotas e ações, via de regra há sempre um grupo dominador, um grupo majoritário ligado a algum tipo de família. Os grandes grupos empresariais do Brasil ou grupos internacionais são sempre grupos familiares. E aí vem a questão. Não há como isentar uma empresa da influência que a família exerce sobre ela. O importante é sempre tentar conduzir as pessoas para segmentar corretamente o lado...

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    Como trabalhar com um chefe que não costuma ser tão dedicado e assertivo na empresa?

    12/02/2015 16:58:23

    Luciano Salamacha

    Como desenvolver Sem dúvida alguma, um dos dilemas que todo profissional vive ou pelo menos irá viver uma vez na vida, na sua carreira, é a questão de trabalhar com um chefe que nem sempre é um exemplo de liderança, é um exemplo de dedicação, é um exemplo a ser seguido. A grande questão é que todo profissional deve saber é como desenvolver o seu chefe e principalmente como evitar que suas atitudes provoquem o chefe a tomar uma decisão. Usemos um exemplo.   Fazer tudo o que ele quer O Sandro ...

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    Como posso ensinar o diretor de uma empresa a ter mais responsabilidade no seu cargo?

    09/02/2015 15:16:26

    Luciano Salamacha

    Ter noção Alguns profissionais não têm a devida noção da sua responsabilidade dentro da empresa. Explico isso com um exemplo. O meu amigo Arnaldo conseguiu crescer dentro de uma empresa familiar. Ele era ligado à família que detinha o poder dentro da empresa e é evidente que o Arnaldo teve preferências sobre os demais colegas para conseguir crescer na carreira até chegar o dia em que se tornou diretor da empresa. O problema é que o Arnaldo não era exatamente um diretor padrão. Ele tinha muitas...

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    O que fazer quando os clientes que valorizam meudiferencial não são suficientes para sustentar a empresa?

    07/02/2015 12:11:12

    Luciano Salamacha

    Delimitar o potencial Quando se fala de mercado consumidor a lógica é relativamente simples. Você tem fatias de mercado, você tem grupos de consumidores com características relativamente iguais. Assim quando uma empresa concebe determinado tipo de produto ou serviço, é muito que essa empresa tente delimitar ou determinar qual é o potencial desse mercado. Claro que quando uma empresa oferece um produto altamente diferenciado para um mercado muito restrito, muito pequeno, ela só tem dois caminhos...

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    A honestidade também pode ser um diferencial?

    06/02/2015 13:25:31

    Luciano Salamacha

    Honestidade como diferencial No meio corporativo algumas transformações fizeram com que coisas consideradas básicas se transformassem em diferenciais. A honestidade, por incrível que pareça, em alguns setores é uma delas. Há empresas onde quando a pessoa age com honestidade, ela é fora da curva, é uma exceção. Mas porque a pessoa se dá bem então? Simples, ela não mistura ingenuidade com honestidade. Agir com ingenuidade é acreditar que todo mundo vai agir com boa fé. É imaginar que seus concorr...

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    Como estabelecer um diferencial de mercado quando o único referencial para o cliente é o preço?

    05/02/2015 18:43:59

    Luciano Salamacha

    Competitividade Por incrível que pareça quando um produto atinge um estado de commodities, ou seja, um produto padrão altamente comparável entre todos aqueles que oferecem esse mesmo produto só há uma régua aparente que determina a competitividade: o preço. Significa que quem tiver o preço menor vai ganhar a alma do cliente. Entretanto, de outro lado, isso também determina que quando todo o mercado acha que o único diferencial possível é o preço, bons empresários, profissionais extremamente in...

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    Como entender quais os diferenciais que o cliente entende como geradores de valor?

    03/02/2015 15:52:03

    Luciano Salamacha

    Perguntar Toda vez que o assunto é entender o cliente, não há melhor caminho do que perguntar diretamente a ele, observar o seu comportamento. Note que são duas ações complementares. A primeira, efetivamente é perguntar ao cliente, porém nem sempre o cliente sabe o que está dizendo. É isso mesmo. Algumas vezes o cliente prefere dar uma resposta tida como politicamente correta do que falar a verdade.   Analisar Por isso, tão importante quanto você analisar o que o cliente respondeu é também ...

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