em

Paraná está próximo de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública

 

Divulgação/Venilton KuchlerSESA

Neste ano o Paraná registrou 557 casos de hanseníase

O Estado do Paraná está próximo de eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública. Os números foram apresentados no último sábado, na cerimônia de abertura do 13° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado em Curitiba termina hoje. Em 2014, o Brasil registrou 31.004 casos da doença, sendo 2.439 em menores de 15 anos. No mesmo ano, o Paraná detectou 557 casos, sendo oito em menores de 15 anos.

 

Atualmente, o Paraná apresenta uma taxa de prevalência da doença de 0,9 por 10 mil habitantes, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como meta para eliminação da hanseníase menos de 1 caso por 10 mil habitantes. A taxa do Brasil é de 1,7 por 10 mil.

“Historicamente o Paraná vem apresentando um cenário de diminuição de casos e em 2013 a meta de eliminação foi atingida, permanecendo em 2014. Esta é uma grande conquista de toda a equipe envolvida, que através da capacitação dos profissionais está conseguindo diagnosticar e tratar os casos da doença, interrompendo a cadeia de transmissão”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com Caputo, mesmo com bons números, o Governo do Estado já traçou novas perspectivas de atuação, aliando estratégias atuais com as inovadoras, com o intuito de zerar os casos da doença no Estado. “Vamos priorizar as ações nos 12 municípios que detectaram casos em menores de 15 anos”, destacou. A detecção de casos nesta faixa etária é um indicador de que podem existir casos não detectados em adultos próximos a estas crianças, permitindo que se faça busca-ativa e o tratamento para todos os contaminados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.