em

Casas do Andorinhas e Sabiás são entregues após 3 anos

 

Jéssica e a família aguardaram mais de um ano pela casa própria/ (Peterson Strack)

 

As obras do conjunto habitacional Parque das Andorinhas e Parque dos Sabiás foram finalizadas depois de três anos de impasse. Ao todo, são 168 casas em cada residencial e que estavam abandonadas por conta da paralisação das obras em 2011.

“As duas obras estavam interrompidas e tivemos que refazer praticamente 50% dos contratos, fora o problema da depredação e depreciação. Então, foi muito satisfatório esse trabalho, que resultou na entrega da última quadra do Parque dos sabiás no final do mês de dezembro”, disse o presidente da Companhia Ponta-grossense de Habitação (Prolar), Dino Schrutt.

Os conjuntos foram construídos para abrigar famílias que moravam em áreas de risco na Vila Coronel Cláudio, Vila Vilela e próximo do Arroio Pilão de Pedra. “Agora, nosso projeto é implantar no local asfalto nas ruas, e transformar os lotes restantes em dois empreendimentos da Faixa 2, com recursos de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Já, neste ano, há previsão de contratação disso, assim que tenhamos os projetos prontos”, garante Schrutt.

Ao todo, para a finalização das obras, foram investidos pouco mais de R$ 3,5 milhões para cada empreendimento. Segundo o presidente da Prolar, 70% da verba foi oriunda do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) – Programa de Aceleração do Crescimento (governo federal) e 30% foi destinada com recursos próprios do Município.

“Além da extinção de mais de cinco pontos de favelização,a conclusão das obras representa o resgate da credibilidade do programa habitacional em nossa cidade”, conclui Dino.

Histórico

As obras desses residenciais deveriam ter sido entregues em 2010 e estavam paradas desde 2013 após o rompimento do contrato com a Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS). Com os recursos disponíveis, a CPS chegou a completar pouco mais de 70% das obras no Parque dos Sabiás e 20% das obras no Parque das Andorinhas. No entanto, ainda faltavam a rede de esgoto, de água e de energia elétrica para que as casas pudessem ser entregues.

Confira mais na versão impressa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.