em

Município prepara volta às aulas de mais de 30 mil alunos em PG

 

 

Crianças realizam atividades de recreação nos Cmeis durante as férias Foto: Rodrigo Covolan

 

 

Cerca de 30.921 alunos são esperados para volta às aulas na rede municipal de ensino em Ponta Grossa. A Secretaria de Educação se prepara para receber os estudantes na segunda semana de fevereiro. De acordo com a secretária de Educação, Esméria Saveli, a pasta organiza a compra de gêneros alimentícios, equipamentos e materiais de limpeza para as instituições, incluindo os 6 novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que vão iniciar as atividades neste ano.

Dentro de alguns dias também está prevista a licitação para a contratação de empresa responsável por realizar os serviços de transporte escolar no município. Ao todo, Ponta Grossa conta com 84 escolas do ensino fundamental e 58 Cmeis. Para atender todos os alunos e proporcionar educação de qualidade, Esméria destaca ações que estão sendo realizadas pelo Município.

“Para este ano vamos cumprir as metas do Plano Nacional de Educação priorizando a meta 1 (universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches); meta 4 (universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado); meta 6 (oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas) e meta 7 (fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem)”, ressalta a secretária.

O Município também segue com algumas escolas em reforma mas, segundo a secretária, as obras não serão um impeditivo para que as aulas voltem normalmente.

‘Corujinha’

Enquanto a pasta se prepara para o início do ano letivo, as crianças de 0 a 5 anos passam o tempo de férias em atividades de recreação nos Cmeis da cidade. A ação faz parte do Projeto Corujinha que chega em está na sua sexta edição.

As atividades seguem até o dia 29 de janeiro e, segundo a Prefeitura, os alunos ficam das 7h30 às 15h30 participando de brincadeiras e atividades educativas além de receber quatro refeições por dia.

Segundo a Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Nilcea Mottin, as atividades oferecidas são diferentes do ano letivo. “Além de ser um serviço para a comunidade estamos pensando no desenvolvimento intelectual e social das crianças. Elas não ficam em casa sem fazer nada e ainda brincam e interagem com outras crianças”, conta a coordenadora.

Informações sobre volta às aulas

6 de fevereiro – Retorno dos professores

6 a 10 de fevereiro – Semana de planejamento

13 de fevereiro – Início das aulas

Total de alunos matriculados em 2017

Educação infantil – 9.904 / 6.615 (ensino integral)

Ensino fundamental – 21.017  / 8.846 (ensino integral)

Total de escolas e Cmeis

84 escolas ensino fundamental

58 Cmeis

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.