em

Projeto divulga artesanato regional e incentiva turismo nos Campos Gerais

Artesanatos e diversos produtos produzidos na região ganharam força e visibilidade para os turistas que visitam os Campos Gerais. A boa notícia é por conta do projeto Coleção Campos Gerais, desenvolvido há cerca de três anos e, realizado por diversos órgãos como a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) em parceria com o Sebrae e prefeituras municipais.

A proposta do projeto é divulgar os artesanatos e souvenirs regionais para as pessoas que visitam os Campos Gerais, além de valorizar os produtores na comercialização dos materiais. De acordo com a gerente da Adetur, Karen Kobilarz, o trabalho iniciou em 2013 com a seleção de alguns produtos para fazer parte da coleção.

“Os produtores selecionados passaram por consultorias e workshops pelo Sebrae para que pudessem aperfeiçoar os produtos. A ação ganhou força em 2014, quando a coleção realizou a sua segunda edição, com a exposição dos produtos em eventos e em 2016, além dos artesanatos, o projeto passou a contar souvenirs e alimentos. Hoje nós contamos com 11 cidades parceiras”, explica.

 

Produtos são vendidos em eventos ligados ao turismo. Foto: Rodrigo Czekalski/Adetur

 

O projeto prevê pontos de vendas em eventos ligados ao turismo das cidades que compõem a região. Segundo Karen, a coleção pode ser vista no material publicitário produzido especialmente para apresentá-la, como catálogos e o próprio site. “As pessoas, inclusive, podem entrar em contato com os artesãos pelo site. São produtos que as indústrias também podem adquirir para presentear os seus visitantes com uma lembrança típica”, comenta Karen.

Produtos

São diversos produtos que compõem a coleção como cervejas, aguardente, brincos, relógios, velas, porta-retratos, bolachas, camisetas, geleias, entre outros.

De acordo com a gerente da Adetur, todos passam por uma série de quesitos, atendendo às demandas do mercado e focando na matéria-prima presente em cada localidade. Os produtores participantes também passam por avaliações técnicas de um consultor especialista em design.

O projeto oferta capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto. A seleção de novos produtos acontece a cada dois anos. Os produtos podem ser visualizados no endereço www.rotadostropeiros.com.br/colecaocamposgerais/.

Confira alguns produtos ofertados pela coleção

Aguardente de Amora com Carvalho

Cerveja Arenita

Bloco de Anotações Taça de Vila Velha

Bolacha de Nata

Boneca Lili Tomateira

Brinco pinhão

Brinco Pinheiro

Camiseta infantil “Moinho”

Camiseta taça de Vila Velha

Charrete Tropeiro

Chaveiro abridor Taça de Vila Velha

Chaveiro Moinho

Chaveiro Pinturas Rupestres

Enfeite Lenda da Gralha Azul

Fermentado de Amora Licoroso

Geleia de Pimenta

Gralha Azul com Pinhão

Mini caderno Catedral

Palmilha Pele natural de carneiro

Relógio em madeira

Sacola para garrafa d´águaVila Velha

Vela Taça

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.