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Central agiliza processos no Ministério Público de Ponta Grossa

A Central de Atendimento do Ministério Público do Paraná em Ponta Grossa completa nesta sexta-feira (10) um ano de atuação, e a marca de mais de 2 mil atendimentos. A unidade tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelas promotorias de Justiça na comarca, por meio da análise inicial e triagem de demandas com posterior encaminhamento à área responsável.

Segundo a promotora de Justiça Caroline Schaffka Teixeira de Sá, coordenadora da Central, isso permite maior agilidade no atendimento à população, que passou a ter o apoio de profissionais capacitados para encaminhar corretamente as solicitações à Promotoria responsável ou indicar o órgão público competente, caso a demanda apresentada não faça parte das atribuições do MP-PR. “Muitas pessoas não tinham o encaminhamento correto, e agora a Central de Atendimento é o primeiro contato do cidadão com o Ministério Público e possibilita às pessoas um acesso mais facilitado à Justiça por meio dos serviços oferecidos. Se a demanda não for do MP-PR, a pessoa será informada em qual endereço será devidamente atendida”, diz a promotora.

Dentre os mais de 2 mil atendimentos registrados desde que a central foi implementada em Ponta Grossa, 36,25% correspondem a demandas de saúde. Os pedidos mais frequentes são relacionados ao acesso gratuito a medicamentos, quando não fornecidos pelo Estado, ao atendimento especializado e a cirurgias. Na sequência, destaca-se o tema infância e juventude, responsável por 12,91% das solicitações, seguido do direito à educação, com 10,26%. Outras áreas demandadas são apoio jurídico (8%), idoso (5,35%), crime (5,04%) e família (4,86%).

 

Peterson Strack
Promotora Caroline Schaffka Teixeira de Sá diz que
a Central otimizou o atendimento à sociedade

 

Equipe

A equipe técnica da central de atendimento é composta por seis profissionais preparados para orientar e prestar esclarecimentos à população sobre reclamações, solicitações e denúncias no âmbito da atuação da instituição, que inclui as áreas de saúde, educação, moradia, alimentação, assistência social, proteção aos direitos humanos, entre outros. O Ministério Público promove a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e consumidores. Também atua no combate a crimes e na preservação do meio ambiente e do patrimônio público.

 

Atendimento ocorre pela manhã e à tarde

A Central de Atendimento de Ponta Grossa está localizada na Rua Ermelino de Leão, 1358, Bairro Oficinas, em Ponta Grossa. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Telefone: (42) 3222-3939.

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