em

Governo faz reunião de emergência sobre cortes no ensino superior

Representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Casa Civil, e da Fazenda estão reunidos, nesse momento, em Curitiba. O encontro teve início por volta das 15 horas, e visa reavaliar uma decisão do Governo do Estado que causou indignação na área de ensino, especialmente nas universidades estaduais.

Na última sexta-feira (24), a Casa Civil encaminhou ofício às universidades reduzindo, drasticamente, a autorização para contratações de horas-aula de professores colaboradores. No caso da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por exemplo, foi autorizada a contratação de pouco mais de 10% daquilo que a Instituição solicitava. Com isso, a UEPG teria que demitir, imediatamente, 130 professores temporários, e já cogita a possibilidade de suspender o calendário de aulas e atividades realizadas em pesquisa e extensão. UEPG e Unicentro divulgaram notas de repúdio à decisão do Governo do Estado.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Seti, a redução na contratação de horas-aula vinha sendo debatida internamente, inclusive com as universidades. Mas a decisão final foi tomada pela Comissão de Política Salarial, sem consultar a Seti e os demais interessados. A expectativa é que a decisão seja revertida ainda na reunião de hoje. O Conselho Universitário da UEPG já marcou reunião para sexta-feira (31), para tomar medidas judiciais sobre o assunto, se necessário.

Divulgação
O assunto já foi pauta em reunião realizada na UEPG na manhã desta segunda-feira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.