em

Ponta Grossa quer ampliar reciclagem de isopor

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quer ampliar a reciclagem de isopor na cidade. O objetivo é sensibilizar a comunidade no sentido de que participe de forma mais intensa do recolhimento de embalagens feitas desse material. A ideia é incentivar também o envolvimento do comércio, especialmente de eletrodomésticos. Na manhã de hoje, o secretário de Meio Ambiente de Ponta Grossa, recebeu a visita de representantes do Sindicato das Escolas Particulares e da Meiwa Embalagens e foi tratado do assunto.

Desde 2015, três associações de catadores de material reciclável de Ponta Grossa contam com uma máquina, usada em comum, que “recicla” o isopor, retirando o ar, que representa 95% do material, e deixando os 5% de poliestireno “PS”. A máquina foi doada pela Meiwa Embalagens, que produz embalagens de isopor. As associações utilizam o equipamento em forma de revezamento e vendem o conteúdo para a Santa Luzia, empresa que transforma em outros materiais, como rodapé, molduras e outros produtos. Todo tipo de isopor pode ser reciclado, desde que esteja limpo e seco. Mas hoje a máquina é utilizada apenas uma ou duas vezes por semana, justamente por falta de material para reciclar.

Para incrementar a oferta de isopor para a reciclagem, se pretende sensibilizar aqueles que ainda não o fazem, a separar isopor e entregar em pontos de coletas. Hoje já é feito um trabalho junto à rede particular de ensino. O público alvo são os alunos do 4º ao 9º ano. As crianças tem o papel de incentivo. Elas recebem um kit do multiplicador: dentro de uma embalagem de isopor, pensada pra presunto e queijo, onde vem o PS virgem e reciclado, uma cartilha de reciclagem, certificado e régua feita de isopor reciclado.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná e Meiwa Embalagens.

Isopor é o nome comercial do “poliestireno expandido” EPS (Iso: isolante térmico e acústico / Por: Porto Alegre). A reciclagem desse material é benéfica ao meio ambiente. Uma tonelada de isopor reciclado impede o corte de 13 árvores por ano. Somente a Santa Luzia “economiza” 100 mil árvores por ano.

Ponta Grossa é pioneira no uso de “pontos de entrega voluntária” (PEVs) de isopor. Hoje é possível entregar o material em todas as escolas e CMEIs do município, além de locais como supermercados e shoppings.

Divulgação
Prefeitura quer ampliar reciclagem do material

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.