em

Prefeitura agiliza área para novo aterro de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa está realizando estudos e a negociação está avançada para a seleção de uma nova área para aterro sanitário do Município. A área escolhida fica na região da Bocaina, e corresponde a uma área privada de aproximadamente 240 mil metros quadrados e 60 metros de profundidade, onde até agora funciona uma pedreira. O uso do local deverá se dar por meio da formação de um consórcio, que inclui o atual proprietário e outros empresários que já faziam uso do terreno.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros, confirma que a negociação para uso da área está bastante adiantada, inclusive com estudos ambientais em curso. Segundo ele, a área tem muito melhores condições de uso do que o atual aterro, no Botuquara. Os principais motivos para a escolha são a distância de unidades de conservação, a reduzida quantidade de nascentes e arroios e o aspecto geológico do entorno.

“Já visitamos a área em companhia dos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), do IAP, e também com um grupo de vereadores. E a maioria, até agora, gostou do local. Os estudos estão avançados, e temos agora a possibilidade real de encerrar o uso do Aterro Botuquara, levando em conta o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público”, diz Barros.

O MP-PR estipulou o prazo até julho para que o Município conclua um novo local adequado para a destinação dos resíduos sólidos da cidade. Para o Ministério Público, o atual aterro, na região do Botuquara, sempre foi inadequado, e agora atingiu uma situação insustentável.

 

Comparações

A Prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de instalação de uma Usina de Tratamento de Resíduos, mas a intenção se mostrou, até o momento, economicamente inviável. Para Paulo Barros, é mais prudente instalar o aterro sanitário em local adequado, para que, em seguida, possam ser otimizados serviços como de reciclagem. “Maringá instalou aterro sanitário em uma área muito parecida há vários anos, e estamos seguros quanto à viabilidade do processo também em Ponta Grossa”, diz.

Divulgação
Vereadores fizeram visita técnica ao local nesta sexta

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.