em

Sengés contará com resgate aéreo para emergências

Sengés será um dos municípios atendidos pelo Grupamento Aeroespacial do Paraná (GRAER), em emergências relacionadas à saúde e outras demandas. O GRAER faz parte do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), da Polícia Militar do Paraná. A conquista foi anunciada pelo deputado federal Sandro Alex (PSD) no último dia 21, na presença do prefeito de Sengés, Nelson Pezinho, e de outros prefeitos da região dos Campos Gerais, em reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), onde o grupamento iniciará suas atividades ainda neste ano de 2017.

A base de salvamento dos Campos Gerais estará sediada na cidade de Ponta Grossa, por questões técnicas e operacionais, como: posicionamento geográfico, funcionamento do hospital regional, base do comando regional da PM e pela infraestrutura disponível do aeroporto de Sant´Ana. O custeio de aproximadamente 100 mil reais mensais da atividade, com médicos e insumos, está sendo articulado numa parceria que envolve o estado do Paraná, o Governo Federal – através dos ministérios da Saúde e Justiça  – e também com os municípios.

Ao todos, cerca de 70 municípios poderão ser atendidos pelo grupamento, totalizando mais de 1 milhão de pessoas. Como confirma o deputado Sandro Alex, o grupamento também terá uma missão multifuncional, “pois além das questões propriamente de saúde, ele vai atuar ainda na segurança, acompanhando operações táticas. Na defesa civil, em casos de calamidade e na área ambiental, em casos de incêndios”, destacou o parlamentar.

Com esta nova estrutura na disponível na região, o tempo de resgate para casos graves diminuirá para poucos minutos, “sabemos que a agilidade no resgate pode ser a diferença para a vida e para a recuperação das pessoas que sofreram um acidente grave. Por isso a iniciativa tem todo nosso apoio”, concluiu o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho.

Divulgação

Com base em PG (GRAER) vai atuar nas ações de saúde e segurança, em Sengés.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.