em

Família questiona falta de medicamento em Unidades de Saúde

Uma família está preocupada com a frequente dificuldade encontrada para obter o medicamento Succinato de Metoprolol. As pílulas estão disponíveis na rede pública de saúde, mas a população reclama da dificuldade para localizar os remédios há cerca de um ano.

Sílvia Rocha Silva vive procurando pelas pílulas nas Unidades Básicas da Saúde (UBSs) de Ponta Grossa, incluindo a mais próxima de sua casa, a UBS Sady Macedo Silveira. O medicamento garante a sobrevivência de seu filho, Maylon Willyan Gasques Silva, de 29 anos, que possui o segundo tipo mais agressivo de distrofia muscular.

O remédio é de uso contínuo e tem diferentes reações em cada paciente. A substância teve um efeito bastante positivo sobre Maylon, que começou tomando um comprimido ao dia, e hoje toma seis, totalizando 180 ao mês. No entanto, quando fica um dia sem tomar as pílulas, ele começa a ter falta de oxigênio. Já chegou a ficar quatro dias sem o remédio, precisando de internamento hospitalar.

Fábio Matavelli
Remédios garantem vida mais saudável a Maylon

“Já reclamei na Ouvidoria da Saúde, já falei diretamente com a gerente da Farmácia, e sempre me dizem que o transporte não está trazendo os medicamentos. Mas como é que os outros vêm? Já perdi um filho para a doença, e agora não posso perder outro”, diz a mãe. Na última vez em que conseguiu o remédio, Sílvia só obteve duas caixas, que são suficientes apenas para uma semana de tratamento.

Em nota, a Assessoria de Imprensa informou que a Prefeitura de Ponta Grossa está ciente da falta do remédio. Acrescentou que a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a compra do medicamento, e apenas aguarda a entrega do produto para poder abastecer a Unidade Básica de Saúde.  Não foram dados detalhes sobre data de reposição.

 

Tratamento

O Succinato de Metoprolol é um medicamento indicado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta), evitando alterações cardíacas funcionais com palpitações. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores, que age reduzindo o esforço do coração. Ele desacelera a evolução da distrofia muscular, retardando o prejuízo aos órgãos vitais como coração e pulmão, e sendo indispensável ao prolongando a vida do paciente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.