em

Motoristas do transporte público aderem à greve nesta sexta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros de Ponta Grossa (Sintropas) decidiram, em assembleia, realizada na noite de terça-feira (25), que também vão aderir à paralisação desta sexta-feira (28). Mais de 650 associados do sindicato alegam que são favoráveis à paralisação. Os trabalhadores da categoria vão cruzar os braços entre a meia-noite e 23h59 desta sexta.

 

Rodrigo Covolan
Ônibus não irão circular em Ponta Grossa nesta sexta-feira

 

O ato é para chamar a atenção sobre a PEC 287/2016 que trata sobre a Reforma da Previdência. A data será marcada pela união dos trabalhadores de vários setores da sociedade em todo o Brasil. De acordo com as centrais sindicais, tanto a reforma da Previdência quanto a Trabalhista e a Lei da Terceirização, que tramitam no Congresso, irão prejudicar os direitos dos brasileiros.

De acordo com o presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, a paralisação dos trabalhadores é para reforçar a importância da categoria e unir forças com outros sindicatos. “Vamos mostrar para o Brasil que os trabalhadores querem se aposentar. Precisamos parar o país e lutar para garantir nossos direitos conquistados”, disse.

VCG

Em nota encaminhada ao DC, a concessionária VCG informou que até o final da manhã de quarta ainda não havia sido notificada com relação à paralisação dos ônibus, marcada para esta sexta-feira (28).

“Em se tratando de serviço essencial, sob nenhuma hipótese este pode ser completamente paralisado, sendo obrigatória a operação de frota mínima. Desta forma, qualquer movimento que prejudique o serviço essencial de transporte coletivo caracteriza-se pela ilegalidade e, dessa forma, é de total responsabilidade de quem o deflagra”, ressaltou a empresa.

Mobilizações

Diversos sindicatos de Ponta Grossa unificam ações para a realização de um ato público, marcado para às 9 horas desta sexta, na Praça Barão de Guaraúna (Praça dos Polacos). Também estão previstas outras atividades alinhadas de acordo com cada central.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa também vai realizar atos no dia 28. “O movimento sindical tirou o dia como mobilização contra as reformas e aos prejuízos aos direitos dos trabalhadores que não podem perder aquilo que conquistaram ao longo do tempo “, disse Mauro Carvalho, presidente do Sindicato.

Policiais civis de todo o Paraná, inclusive Ponta Grossa, vão suspender as atividades e apenas serviços emergenciais serão mantidos. O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e o Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa também confirmaram a participação no ato de sexta-feira.

“As lojas não serão fechadas, no entanto, as empresas poderão trabalhar com números reduzidos de trabalhadores que não conseguirão chegar ao trabalho por conta da paralisação dos ônibus”, comentou João Vendelin, presidente do Sindicato dos Comerciários.

)))))))))))))))))

Veja quem vai parar no dia 28 em Ponta Grossa

– Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

– Servidores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

– Policiais civis

– Metalúrgicos

– Professores da rede estadual

– Comerciários

– Funcionários dos Correios

– Motoristas do transporte público

– Bancários (decisão será discutida em assembleia)

– Servidores municipais (decisão será discutida em assembleia)


Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.