em

PG terá 420 agentes incentivando doação de sangue

A Secretaria estadual da Saúde irá capacitar 420 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Ponta Grossa para ampliar as doações de sangue junto ao Hemepar. A medida será direcionada a todos os ACS do Estado. O objetivo é dar a eles orientações sobre como sensibilizar e incentivar os cidadãos a se tornarem doadores de sangue. Atualmente, o Hemepar conta com 21 unidades de coleta no Estado, uma delas em Ponta Grossa.

De acordo com a chefe do Hemonúcleo da 3ª Regional de Saúde, Elaine Alves Chirichela, a medida deve fazer toda a diferença, principalmente para os próximos meses, com a proximidade do inverno. Durante os dias mais frios a doação de sangue diminui consideravelmente. “É uma ação de vital importância, porque não tem outra coisa que substitua a doação de sangue, e a presença de um doador significa até três vidas salvas”, diz.

Ela ressalta que a doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 anos (na presença do responsável) e 69 anos (que tenha feito a primeira doação até os 60 anos). Basta trazer um documento com foto e vir ao Hemonúcleo bem alimentado, e tendo evitado a ingestão de alimentos gordurosos no dia. Em Ponta Grossa, o endereço é Rua General Osório, esquina com Coronel Dulcídio.

Rodrigo Covolan
Ação do Estado devem aumentar número de doadores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.