em

Campanha alerta para importância das doações de leite materno

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação do leite materno aos bancos existentes em todo o Brasil. A data também serve de alerta sobre a redução dos estoques de leite durante os meses de inverno.

Pensando nisso, o Banco de Leite de Ponta Grossa, instalado no Hospital da Criança João Vargas de Oliveira, promove uma ação nesta sexta-feira (19), das 8 às 12 horas, para orientar as mães que estão com leite sobrando para doar para ao banco. “Vamos distribuir folders de como coletar e armazenar o leite materno e os contatos para quem quiser ajudar. Também vamos pedir doações de frascos para armazenamento”, comenta a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite, Ana de Bastiani.

 

Fábio Matavelli
Cerca de 80 litros de leite são coletados por mês em PG

 

De acordo com Ana, durantes os meses de inverno, as doações diminuem consideravelmente e assim reduzem o estoque do leite que já passou pelo processo de pasteurização. O leite materno pasteurizado atende a demanda dos recém-nascidos hospitalizados em Ponta Grossa, em especial os internados nas UTIs neonatais.

Hoje Ponta Grossa conta com 60 doadoras, coletando cerca de 80 litros de leite por mês, para 30 recém-nascidos. O ideal seria coletar cerca de 130 litros mensalmente para garantir que sempre haja leite no estoque.

“Esse leite vai fazer a diferença na vida dessas crianças, pois sabemos da grandiosidade dos benefícios que só o leite materno propicia, as vezes é a diferença entre a vida e a morte desses bebês”, ressalta a enfermeira.

Além de beneficiar os bebês, a doação do leite também contribui para a saúde da mãe. “O excesso de leite pode causar mastite nas mamas e assim prejudicar na amamentação dos filhos”, lembra.

Para doar

Doar leite materno é um processo simples. Basta à mulher, em período de amamentação, que tiver leite sobrando, entrar em contato ou ir até o Banco de Leite (informações no quadro). Para que a mãe possa doar o leite é necessário que esteja amamentando o próprio filho e não pode beber, fumar ou tomar medicamentos.

“Acreditamos que na nossa cidade existam mães com potencial para a doação. Esperamos a sensibilização das mães para realizar esse gesto solidário, e com isso salvar a vida de muitos bebês”, Ana. As mães que tiverem dificuldades para ir até o Banco podem entrar em contato que uma equipe irá até a residência para buscar o leite coletado.

Saiba mais

Interessadas em doar o leite materno ou doar frascos para armzenamento podem entrar em contato pelo telefone (42) 3026-9403 ou ir até o Banco de Leite, localizado no Hospital da Criança. O atendimento é das 8 às 14 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.