em

DC inicia série de reportagens sobre direitos da criança

O Diário dos Campos inicia, na próxima semana, uma série de reportagens a respeito dos direitos das crianças e dos adolescentes. A série conta com o apoio especializado da Vara da Infância e Juventude e da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa. O primeiro texto será publicado na terça-feira (16), dia em que o Jornal circula nas escolas da região, e coincide com a semana marcada pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil (18 de maio). Haverá diversas reportagens publicadas, sempre às terças-feiras, até o final do ano, sobre assuntos relacionados ao tema central: como garantir uma “Infância Protegida”. O objetivo é despertar o debate de todos, e também em sala de aula.

A série se justifica: segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), em 2015 foram registradas 17.588 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Isso equivale a duas denúncias por hora. Foram 22.851 vítimas comprovadas, entre as quais 70% eram meninas, apenas para citar uma das ameaças à faixa etária que vai até os 18 anos.

Além do abuso e exploração sexual, o trabalho infantil, a falta de acesso a itens básicos de saúde e alimentação, o comprometimento da frequência escolar e a facilidade de acesso a entorpecentes também colocam, diariamente, crianças e adolescentes em situações de risco. Muitas vezes, casos pontuais são os embriões para o surgimento do adolescente que, mais tarde, cumprirá medidas socioeducativas.

 

Fábio Matavelli
Promotora Caroline Schaffka considera fundamental informar os direitos da criança

 

Avaliação

Para a juíza da Vara de Infância e Juventude, Dra. Noeli Reback, trabalhar esses temas é fundamental. “Todas essas temáticas têm uma relevância muito grande, e a imprensa pode ajudar a repassar informações desconhecidas por boa parte da população”. A promotora de Justiça Caroline Schaffka Teixeira de Sá acrescenta que essa é uma oportunidade para ampliar discussões importantes. “Crianças e adolescentes têm prioridade absoluta, por isso essa série é tão importante, especialmente iniciando na semana em que se celebra, em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil”.]

Arquivo JM
Noeli Reback: “Todas essas temáticas têm uma relevância muito grande”

 

17.588 – é o número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2015 no Brasil

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.