em

Ex-secretários rebatem questionamentos da OAB

Um dia após a divulgação do teor geral dos ofícios encaminhados pela Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Ponta Grossa (OAB-PG) ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), alguns ex-secretários municipais se manifestaram sobre os questionamentos apontados.

A OAB-PG está solicitando ao MP-PR que promova a abertura de três ações civis públicas, por improbidade administrativa. Entre as motivações estão o não cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a recuperação do Aterro Botuquara e apresentação de novo destino para os resíduos sólidos do Município; falta de repasses e transparências na prestação de contas no Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundam); e as circunstâncias da prorrogação do contrato de limpeza pública, em 2016, por mais oito anos.

O ex-secretário de Meio Ambiente, Valdenor Paulo “Cenoura”, questionou as informações elencadas pela OAB-PG. Segundo Cenoura, o Fundam foi instituído por ele como secretário, e significou uma vitória importante, permitindo ao Município se tornar licenciador [ambiental], e investir em projetos como o ‘Primavera O Ano Todo’”.

A respeito do Aterro Botuquara, Cenoura destacou que não fez nada sem o parecer de especialistas e órgãos competentes. “Fui um gestor sempre amparado pelas questões técnicas”, afirmou.

 

Divulgação
Ofícios enviados pela OAB mencionaram cinco ex-secretários

 

 

Dino Schrutt

O ex-Procurador Geral do Município, Dino Schrutt, declarou que ainda não conhece o teor dos documentos. “Mas posso antecipar que, em nenhum momento, o Município teve qualquer atitude ou ato de improbidade que gere prejuízo ao erário público. Até porque, o parecer jurídico dos contratos é precedido de vários requisitos, os quais o Municípios sempre cumpre”, garantiu, sobre prorrogação de contrato com a PGA.

 

Odailton e Patrícia

O ex-secretário de Gestão Financeira Odailton Souza informou que só irá se manifestar após ser notificado formalmente sobre os questionamentos sobre os quais é citado. A ex-secretária de Meio Ambiente, Patrícia Hilgemberg, não foi localizada.

 

Nota oficial

A Prefeitura de Ponta Grossa enviou uma nota à imprensa, na qual representa o prefeito Marcelo Rangel, o controlador geral Lauro Rodrigues da Costa Neto e o secretário Dino Schrutt, mencionados nos ofícios enviados pela OAB-PG ao MP-PR. Segundo o texto, “a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa esclarece que todos os questionamentos da OAB estarão à disposição tanto da instituição como também dos órgãos competentes. A Prefeitura reitera que não existe qualquer pendência nas questões formuladas e se coloca à disposição”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.